Santos vence Grêmio em Porto Alegre na estreia do Campeonato Brasileiro

Felipe Jonatan fez o segundo gol da vitória do Santos

O Santos foi a Porto Alegre e venceu o Grêmio por 2 a 1 na estreia das equipes no Campeonato Brasileiro 2019, no último domingo. Eduardo Sasha e Felipe Jonatan marcaram para o Peixe no primeiro tempo, enquanto que Everton “Cebolinha” fez o gol de honra gremista. O confronto marcou a primeira vitória do Alvinegro sobre o Tricolor Gaúcho em sua Arena pelo Brasileirão, já que o último triunfo sobre os gremistas no Sul foi em 2010, no antigo Estádio Olímpico.

“Foi um grande jogo, já que os torcedores viram dois times que querem sempre ganhar. Por momentos, tivemos o controle da situação, poderíamos ter feito o terceiro gol três vezes. O Grêmio seguiu insistindo, não renunciou da bola. Fizeram jogadas muito incríveis, com triangulações e velocidade. Ganhar desses times nos dá uma grande satisfação”, disse o técnico do Santos Jorge Sampaoli.

O JOGO

O Peixe começou jogando com muita marcação para cima dos donos da casa e com isso abriu o placar aos 5 minutos. Eduardo Sasha (muito vaiado no jogo por ser ex-jogador do rival Internacional) recebeu na entrada da área, carregou e chutou por cima de Paulo Victor, marcando um golaço. O Grêmio tentou equilibrar as ações após o gol sofrido e, aos 25 minutos, Jean Pyerre teve boa chance chutando de fora da área, obrigando Vanderlei a fazer uma linda defesa.

O Peixe respondeu dois minutos depois, com Soteldo: em boa atuação, o venezuelano limpou a marcação e chutou a gol, para defesa de Paulo. Aos 34′, Soteldo aparece novamente em cobrança de escanteio: após cobrança pelo alto, Paulo Victor afastou e a defesa do Grêmio cochilou na marcação. Felipe Jonatan roubou a bola, carregou e fez 2 a 0 em um lindo chute.

Mesmo com a boa vantagem, o Santos começou pressionando na segunda etapa. Felipe Jonatan tentou aproveitar mais um rebote com uma bomba de fora da área, mas Paulo Victor fez a defesa. Aos 13 minutos, após trapalhada de Jean Pyerre, Soteldo puxou ótimo contra-ataque com Jean Lucas, que carregou e finalizou em cima do gol de Paulo Victor. O Grêmio tentou responder nos lances seguintes com Luan e André, mas Vanderlei fez ótimas intervenções em todas as oportunidades.

Após uma partida de muita ofensividade, o Grêmio foi para o tudo ou nada em busca do empate, mas parou em ótima atuação do goleiro Vanderlei, que, com menos quatro defesas difíceis, segurou o ímpeto dos gaúchos. Apenas na última oportunidade o Grêmio conseguiu marcar com Everton, porém já era tarde e a vitória alvinegra já estava consolidada.

PRÓXIMO JOGO

O Santos volta a campo nesta quinta-feira (2), para enfrentar o Fluminense, na Vila Belmiro, pela segunda rodada do Brasileiro.