Equipe do ABC optou por defender o título da Copa Paulista (Foto: Claudinho Coradini/JP)

Em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19), as competições estaduais e nacionais estão paralisadas, sem data para continuarem e começarem, respectivamente. Mesmo sem data para começar, o Campeonato Brasileiro Série D deve perder um de seus representantes, já que o São Caetano, campeão da última Copa Paulista, comunicou a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que em razão de seus atuais problemas financeiros, que desistirá de disputar a quarta divisão nacional.

“Esta foi uma medida bastante pensada e extrema, que infelizmente precisou ser tomada, em decorrência dos problemas e todas as incertezas que envolvem o futebol brasileiro e o seu calendário de competições. Queremos desta forma preservar a saúde financeira do clube em um momento de grande dificuldade para honrar compromissos já estabelecidos com jogadores, comissão técnica e todo o quadro de funcionários”, disse a equipe do ABC Paulista em nota, comunicando que disputará a Copa Paulista no segundo semestre, na qual defenderá o título.

Com a possível retirada do São Caetano no quadro de participantes, a vaga será repassada para um representante paulista. Vice-campeão da Copa Paulista, o XV de Piracicaba deveria ser o primeiro time na fila de sucessão da vaga, já que o Nhô Quim escolheria essa competição para disputar. Porém o que pesa contra a equipe piracicabana é o fato dela ter disputado a Copa do Brasil no primeiro semestre, portanto, inicialmente a equipe classificada para a competição seria o EC São Bernardo (quarto colocado na competição, já que o terceiro Mirassol já estava classificado para a Série D.

Procurado pela reportagem, o XV de Piracicaba, por meio de sua assessoria de imprensa, disse que é como a informação é recente, é cedo para tomar qualquer decisão e que, primeiro irá esperar o pedido do São Caetano junto a CBF, para, depois pensar em tomar qualquer atitude. A FPF (Federação Paulista de Futebol) disse em nota o ofício do São Caetano foi recebido pela entidade e encaminhado para a CBF, portanto nenhuma definição foi tomada no momento.

De acordo com o regulamento o clube campeão ou vice-campeão tenha o direito a vaga para a disputa da Copa do Brasil ou do Brasileirão das Séries A, B, C ou D a vaga será ocupada pelo melhor colocado na Copa Paulista de 2019, excluído os clubes já classificados aos campeonatos anteriormente referidos. Na hipótese do clube desistente ter acessado a Série D através de Torneio Seletivo do seu estado e o preenchimento de vaga não ocorrer entre os participantes do referido torneio, quando essa situação estiver prevista no seu regulamento, a vaga será transferida diretamente para o Campeonato Estadual, obedecida a sua sequência de classificação.

No momento os paulistas classificados para a Série D são o Mirassol, Ferroviária e Novo Horizontino.

Mauro Adamoli

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

15 − 12 =