Derrotas para Fluminense e Athletico-PR distanciaram o Tricolor do quarto colocado, o Grêmio. (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net )

A 32ª rodada do Campeonato Brasileiro foi marcada pela 3ª vitória seguida do Flamengo, que derrotou o Bahia e abriu 10 pontos de diferença para o Palmeiras, que ficou no empate em 1 a 1 com o Corinthians no Derby Paulistano. O Santos venceu o Goiás (3 a 0) e encostou no Verdão, enquanto que o São Paulo foi derrotado no Morumbi pelo Athletico-PR por 1 a 0, continuando no 5ª lugar, sendo que o Grêmio, atual 4º colocado, abriu quatro pontos de distância.

Favorito nas partidas diante de Fluminense e Athletico Paranaense, o São Paulo perdeu por 2 a 0 e 1 a 0, respectivamente, deixou de conquistar seis pontos e foi a primeira vez após dois anos em que o Tricolor perdeu duas partidas seguidas no Morumbi. A última vez que a equipe perdeu dois jogos seguidos em seu estádio foi em abril de 2017, quando perdeu para o Cruzeiro e Corinthians. A derrota para os mineiros (2 a 0, gols de Pratto, contra, e Hudson) foi pela Copa do Brasil, enquanto que o revés para o rival (também 2 a 0, gols de Jô e Rodriguinho) foi no Campeonato Paulista.

Na última vez em que o Tricolor perdeu dois jogos seguidos no Morumbi pelo Campeonato Brasileiro foi em 2016, quando perdeu para o Atlético Mineiro (2 a 1) e para o Botafogo (1 a 0).

Ao contrário do rival, o Santos conquistou sua 4ª vitória seguida diante do Goiás, ao vencer por 3 a 0, gols de Soteldo, duas vezes e Marinho. Com as vitórias em sequência sobre Bahia, Botafogo e Avaí, o Peixe conseguiu pela segunda vez no campeonato uma sequência de quatro ou mais vitórias, sendo que foi apenas a segunda vez nos pontos corridos que a equipe conseguiu tal feito. A outra sequência foi de sete, ao derrotar o Ceará, Atlético-MG, Corinthians, Bahia, Botafogo, Avaí e Goiás. Em 2003 foi a última temporada em que o Peixe conseguiu duas sequências com quatro ou mais vitórias. No 1º turno venceu quatro jogos seguidos (Figueirense, Flamengo, Fortaleza e Criciúma) e no 2º turno foram sete, diante de Athletico-PR, Bahia, Coritiba, Corinthians, Vitória, Ponte Preta e Fluminense.

Palmeiras e Corinthians empataram em 1 a 1 no último sábado e o resultado foi ruim para ambas as equipes, já que o Verdão viu o Flamengo abrir 10 pontos na liderança (77 a 67), enquanto que o Corinthians perdeu duas posições na tabela, caindo do 6º para o 8º lugar, saindo da zona de classificação a Libertadores. O Palmeiras terminará 2019 sem vencer seu maior rival, já que foram dois empates e uma vitória corintiana na temporada. O último ano em que o Verdão não derrotou o Corinthians, foi em 2017, quando perdeu os três confrontos. Esta foi a primeira vez no Brasileirão por pontos corridos em que os rivais empataram tanto no turno, quanto no returno.

Mauro Adamoli

[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

cinco + 2 =