Sardenha: As maravilhas fora da ‘bota’ italiana

A Sardenha tem a fama de ter as melhores praias italianas (Foto: Luca Defelice)

A Itália é um dos países mais encantadores da Europa e do mundo, com diversas opções de passeios e aventuras. Quando se fala no país, o imaginário nos faz lembrar de Milão ao norte, Roma no centro e Nápoles ao Sul, porém a região da Sardenha, parte da Itália Linear, é um lugar que reúne o melhor da paisagem italiana com a calmaria de uma ilha paradisíaca.

Separada a 200 km do continente, a Sardenha recebe milhões de turistas da própria Itália e da Europa, especialmente em razão de suas praias paradisíacas. O Golfo Di Orisei é um verdadeiro espetáculo da natureza, com 32 km de praias e grutas acessíveis apenas pelo mar. O passeio pelo local costuma durar um dia, porém as grutas de Cala Gonone, Cala Mariolu, Cala Goloritzè e Cala Luna, alinhadas as águas cristalinas tiram o folego de fôlego. O Arquipélago Madalena é outro lugar em que o passeio deveria ser obrigatório para quem procura por paz, tranquilidade e uma vista maravilhosa.




Em Cagliari, capital e maior cidade da região, umas das principais atrações é o Palazzo di Citta, construído no século 14, e que costumava abrigar a prefeitura, porém hoje é um pequeno museu com uma coleção de objetos, tecidos e pinturas da Sardenha dedicadas à arte contemporânea e fotografia. Uma boa opção para aproveitar o dia é a Praia do Poetto, que fica a poucos minutos de ônibus da cidade, com 7 km de extensão, sendo a favorita das famílias.

Cagliari é a capital e maior cidade da Sardenha
Cagliari é a capital e maior cidade da Sardenha (Foto: clarktom845)

A cidade de Alghero é aquela típica cidade simpática do interior, com menos de 50 mil habitantes. Seu centro histórico ainda preserva algumas das torres usadas para cercar a cidade, como a Torre de Sant Joan, l’Esperò Reial, Sant Jaume e la Polvorera, além das muralhas de San Giacomo, San Giovanni, Vincenzo Sulis e della Maddalena. As principais praias da cidade são a de Maria Pia, que contém areia fina precedida por dunas com uma floresta de pinheiros, Bombarde e a Lazzaretto.

Alghero é umas das cidades mais charmosas da região (Foto: Markus Stöcklin)

Por sua localização privilegiada, Ponto Cervo oferece diversas opções de praias deslumbrantes atraindo diversos visitantes, entre eles estrelas de Hollywood, astros do esporte e bilionários de diversas partes do planeta. As principais são a Spiaggia del Principe, Spiaggia del Romazzino, Spiaggia Liscia Ruja e Capriccioli, uma clássica combinação do mar azul, areia branca e pedras que rodeiam o litoral.

A Spiaggia del Principe é umas das principais praias de Ponto Cervo (Foto: Alberto Bizzini)

Mauro Adamoli