Sardinha é nutritiva, rica em sabor e pode ser preparada de várias formas

Repleta ‘da procurada’ ômega 3, sua riqueza nutricional se tornou um ícone dos cardápios saudáveis. (Foto: Divulgação)

Vitamina D, proteína e ômega 3 são os principais fontes alimentares da sardinha, inclusive, indicadíssima para manter o corpo saudável e mais forte contra a covid-19. E é possível fazer pratos incríveis com sardinha, como duas receitas separadas logo em seguida.

Proteínas são os principais elementos estruturais das nossas células e só conseguem ser obtidas através da alimentação. Tanto o atum e quanto a sardinha são ótimas fontes proteicas de alta qualidade, pois contêm todos os aminoácidos essenciais que nosso corpo necessita para funcionar.

A grande vantagem é que esses aminoácidos são imprescindíveis para o nosso corpo, mas nosso organismo não os produz; por isso precisamos obtê-los dos alimentos que consumimos diariamente. E os peixes são ótimas fontes, além de terem menos calorias e gorduras.

As proteínas fazem parte da formação do cabelo, pele e unha; deixam nossos anticorpos mais poderosos, ajudam na função cerebral do nosso corpo e ainda fazem parte da regulação do corpo: hormônios, enzimas, proteínas transportadoras etc.

Sem Vitamina D, o cálcio não consegue fazer o papel dele no organismo. A vitamina D é um nutriente fundamental para que ele possa ser absorvido e desempenhe suas funções no nosso corpo. Além disso, a Vitamina D participa da formação e manutenção da pele, cabelos e unhas. Sem contar que ela é fundamental para o sistema de defesa do corpo, melhorando a imunidade e deixando as doenças mais longe. Ela pode ser obtida através da exposição solar ou da alimentação. Os pescados, como a sardinha e o atum, são ricos nessa vitamina imprescindível.

Já o Ômega 3 é considerado o “rei” das gorduras boas. Como um ácido graxo poli-insaturado, ele é considerado um nutriente essencial, pois também não é produzido pelo nosso corpo. E exatamente por esse motivo dependemos tanto de uma boa alimentação para conseguirmos ingerir a quantidade indicada e adequada dele para o organismo. A boa notícia é que tanto o atum quanto a sardinha em lata são fontes dessa gordura do bem.

O ômega 3 é essencial para o organismo, ajudando no funcionamento do sistema nervoso, na hidratação da pele e no controle da oleosidade, e no equilíbrio do colesterol. Além disso, o ômega 3 ainda é um potente anti-inflamatório: ajuda a prevenir doenças no corpo.

SARDINHA À BRÁS

Rendimento: 6 porções Tempo total: 30 minutos Dificuldade: Muito Fácil

INGREDIENTES:

4 latas de Sardinha em Óleo (125 g cada lata)

3 colheres (sopa) azeite de oliva

2 cebolas grandes em tiras grossas

3 dentes de alho picados

6 ovos

3 colheres (sopa) de salsinha picada

5 azeitonas pretas picadas

1 colher (chá) de sal Pimenta-do-reino a gosto

1 embalagem de batata palha extra fina (120 g)

MODO DE PREPARO

Escorra as Sardinhas em Óleo, remova as espinhas e reserve. Em uma panela, aqueça em fogo médio o azeite e refogue a cebola e o alho até dourar. Acrescente as sardinhas e misture delicadamente. Bata ligeiramente os ovos, junte ao refogado e cozinhe, misturando sempre, até os ovos ficarem cozidos. Adicione a salsinha e as azeitonas. Tempere com sal e pimenta, junte a batata palha e sirva em seguida.

NHOQUE RECHEADO COM MOLHO DE SARDINHA

Rendimento: 6 porções Tempo total: 60 minutos Dificuldade: Médio

INGREDIENTES:

Nhoque 500 g de batatas cozidas e amassadas

1 colher (chá) de sal Noz moscada ralada a gosto

1 ovo batido Meia xícara (chá) de farinha de trigo

200 g de queijo muçarela cortado em cubos pequenos

Molho

2 latas de Sardinha em Óleo (125 g cada)

3 colheres (sopa) de azeite

1 cebola pequena picada

3 dentes de alho picados

10 tomates maduros sem sementes picados

1 colher (chá) de sal

Pimenta-do-reino a gosto Folhas de manjericão fresco a gosto

MODO DE PREPARO:

Nhoque: Em uma tigela coloque as batatas, o sal, a noz moscada, o ovo, a farinha e misture bem. Com uma colher porcione pequenas porções de massa, recheie cada porção com um pedaço de muçarela e modele formando bolinhas. Reserve. Cozinhe os nhoques em água fervente temperada com sal até que subam à superfície, retire-os com uma escumadeira e coloque-os em um refratário. Repita o processo até terminar a massa. Reserve em local aquecido. Molho: Escorra e retire as espinhas das Sardinhas em Óleo. Reserve. Em uma panela, aqueça em fogo médio, o azeite e refogue a cebola e o alho até dourar. Em uma panela, aqueça em fogo médio, o azeite e refogue a cebola e o alho até dourar. Desligue e adicione delicadamente as Sardinhas em Óleo reservadas, cubra o nhoque com o molho e sirva em seguida.

Erick Tedesco
[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

vinte − oito =