Sargento do 10º Baep conclui curso na Rota

Policial de Piracicaba repassará os conhecimentos ao efetivo (Divulgação)

O sargento Wagner Alves Pereira, do 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) de Piracicaba finalizou na terça-feira (01/12) o curso de Patrulhamento Tático e Ações Especiais de Polícia na sede da Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar), em São Paulo.

27 policiais terminaram o curso (Divulgação)

De acordo com o Batalhão, o curso iniciou no dia 3 de novembro. Foram abordados as ações de choque no controle de multidões, tiro defensivo, conduta de patrulha em local de alto risco, balística forense, perícia criminal, sistemas de inteligência policial, doutrina de Rota, procedimento operacional padrão, direção veicular, noções básicas sobre explosivos, atirador ativo, ocorrências com instituições financeiras, resgate de feridos, CQB, da sigla em inglês (Close Quarter Battle), que quer dizer combate em ambiente confinado, MACTAC (ocorrências de ameaças múltiplas, como roubar vários bancos ao mesmo tempo) entre outras disciplinas que acrescentaram a formação do militar que agora tem a incumbência de multiplicar seus conhecimentos na região de Piracicaba/SP. O curso, que já se mostra um dos mais difíceis e completos da PM, começou com 40 alunos e finalizou com 27.

Segundo o comandante do 10º Baep, tenente-coronel Fernando Aparecido de Souza. a unidade tem como prioridade a capacitação e mesmo com as dificuldades enfrentadas em 2020 já enviou policiais para São Paulo/SP realizarem cursos nas áreas de Policiamento em Eventos (2º Batalhão de Choque), Conduta de Patrulha em Local de Alto Risco (Bope-SP), Procedimentos de Defesa Pessoal e tecnologias de menor potencial ofensivo (Escola de educação física da PM), Cinotecnia (5º Batalhão de Choque – Canil), bacharelado em Educação Física (Escola de educação física da PM), além de diversos Workshops e agora junto ao 1º Batalhão de Choque (Rota) demonstrando compromisso do batalhão com o aperfeiçoamento e especialização que esperamos serem ainda maiores em 2021.

Curso da Rota é considerado um dos mais difíceis da PM (Divulgação)

O 10º Baep tem livre atuação nos 52 municípios que fazem parte do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior) de Piracicaba.

Cristiani Azanha

[email protected]

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

10 − nove =