Saúde de Piracicaba abre agenda para todas as doses e grupos; neste sábado tem Dia D Vacinação

Foto: Alessandro Maschio/JP

Com esquema vacinal completo, tem início aplicação das doses adicionais conforme orienta o Estado

A Secretaria de Saúde de Piracicaba informou que diariamente abre novas vagas para vacinação contra a covid-19 no site vacinapira.piracicaba.sp.gov.br Nesta sexta-feira (27), foram disponibilizados cadastros para todos os grupos. Segundo a pasta, podem agendar a primeira dose, crianças de cinco a 11 anos; adolescentes de 12 a 17 anos e adultos com mais de 18 anos.

A segunda dose está disponível para quem tomou a primeira da Pfizer (adultos) até 11 de maio; da Pfizer pediátrica (crianças) até 05/04 e da Pfizer (adolescentes) da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz até 7 de abril e da CoronaVac/Butantan até 3 de maio. Já a terceira dose está disponível para pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose há, pelo menos, quatro meses; para pessoas com mais de18 com alto grau de imunossupressão que tomaram a segunda há, pelo menos, 28 dias; e para adolescentes com alto grau de imunossupressão que tomaram a segunda dose há, pelo menos, oito semanas.

As pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a dose única da Janssen já, pelo menos, dois meses já podem tomar a dose adicional. A Saúde lembrou que o sistema vacinal completo com a Janssen é com a dose única, já com as demais vacinas é com as duas doses. A partir do esquema vacinal completo é que tem início a aplicação das doses adicionais conforme orienta o PEI (Plano Estadual de Imunização).

A quarta dose está disponível para idosos com 60 anos ou mais que tomaram a terceira dose há, ao menos, quatro meses. Pessoas com 18 anos ou mais que tenham alto grau de imunossupressão também podem agendar a quarta dose se já tomaram a terceira há quatro meses.

DIA D
Neste sábado ( 28) é o Dia D de vacinação contra gripe e sarampo. Em Piracicaba são sete unidades de saúde aplicando os imunizantes nos grupos prioritários das 8h às 16h. Não é necessário fazer agendamento. As unidades são: UBS Centro, Crab Vila Rezende, UBS Alvorada, Crab Mário Dedini e da Vila Cristina, UBS Caxambu e Crab Vila Sônia.

Os grupos contemplados na vacinação contra a gripe são idosos com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de cinco anos; profissionais da saúde e gestantes e puérperas; professores; pessoas com deficiência; pessoas com comorbidades e indígenas.

A campanha de vacinação contra o sarampo contempla todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos. Já os profissionais da saúde também podem receber a vacina contra o sarampo para atualizar a carteirinha de vacinação.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

5 + dois =