Saúde dos olhos começa com a higiene

O feriado de Carnaval chegou e a maioria de nós conseguimos incluir nestes dias algumas atividades diferentes DO nosso cotidiano. Tem bloquinho, piscina e praia com os amigos, canais de streaming que não param de lançar novidades ou até mesmo aquele monte de livros que você acumulou e vai aproveitar a data para colocar em dia.

Mas algo que pode passar despercebido é a preocupação com a saúde dos nossos olhos. Por esse motivo, Paula Gusmão, CEO da eÓtica, listou os principais cuidados que devem ser tomados em relação à saúde ocular.




ÓCULOS DE SOL
A exposição ao vento, poluição ou areia podem ressecar os olhos e causar irritações. Por isso, é sempre importante se lembrar que os óculos de sol protegem os olhos evitando que qualquer corpo estranho caia nas lentes ou diretamente nos olhos, causando danos às córneas. Mesmo nos lugares mais frios e onde o sol não dê as caras, os óculos têm o papel de proteger os olhos da radiação UV e ainda dão um charme no visual.

Esfregar os olhos com as mãos pode causar problemas de visão

ÓCULOS DE DESCANSO
Os óculos para descanso foram desenvolvidos para pessoas que passam muito tempo em frente às telas, seja do computador, TV, celular ou tablet, e também para a leitura de livros, jornais e revistas.

Como o próprio nome sugere, esse tipo de óculos serve para manter a vista descansada. Um sinal de que é preciso utilizá-lo é sentir dificuldade para enxergar as letras de um livro ou a tela do celular e outros dispositivos.

O hábito de forçar os músculos oculares para visualizar as imagens pode aliviar os sintomas momentaneamente, mas o descuido com a vista é a porta de entrada para que outros problemas se desenvolvam. Portanto, é fundamental visitar um oftalmologista de confiança ao se deparar com qualquer sintoma.

LENTES DE CONTATO

Durante as comemorações da folia é comum esquecer de tomar os cuidados necessários com as lentes de contato. Mas é preciso estar atento, pois o ambiente úmido de praia e piscina, tende a ser um dos locais preferidos das bactérias. Logo, elas podem contaminar as lentes e, consequentemente, os olhos. Então, a dica é redobrar a atenção na hora de limpar. Jamais esquecer da solução de limpeza e usar também colírios lubrificantes indicados pelo oftalmologista.

Outra opção para quem não deseja ter de se preocupar com a limpeza das lentes é optar pelas lentes de contato diárias. Nessa opção a praticidade é o lema e apesar de parecerem um pouco mais caras, podem ser mais econômicas que as de período quinzenal, mensal ou anual, já que dispensam soluções de limpeza. Essa também é uma boa alternativa para quem pretende praticar esportes e atividades ao ar livre.