Saúde e Ilumina vão realizar 50 mamografias diariamente

Foto: Arquivo/JP

Mulheres que não conseguirem senhas para esta sexta-feira podem retornar na próxima semana

Neste 1º dia do mês a Associação Ilumina e a Secretaria da Saúde de Piracicaba abre o Outubro Rosa oferecendo mamografias grátis, como parte da campanha de prevenção do câncer de mama. Os exames serão feitos na carreta de prevenção Ilumina, que estará na Estação da Paulista 1 a 8 de outubro. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Segundo a fundação Ilumina, não é necessário fazer pré- agendamento e o atendimento será por ordem de chegada. Serão distribuídas senhas, sendo 50 por dia.

As mulheres que não conseguirem uma das 50 senhas para esta sexta-feira (1), primeiro dia da campanha, receberão senhas para retornar nos outros dias da próxima semana.

A campanha vai beneficiar mulheres residentes na cidade de Piracicaba que fizeram a última mamografia há dois anos. É necessário levar mamografia anterior, documento com foto e cartão do SUS. A médica Adriana Brasil, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, fundadora e presidente do Conselho de Administração da Associação Ilumina, que administra o Hospital do mesmo nome e a carreta de prevenção, encoraja as mulheres a fazer o exame preventivo.

“Mais de 90% das mulheres com câncer são salvas quando a doença é diagnosticada logo no início. E a mamografia é uma das estratégias adotadas mundialmente”, destacou a medica.

A família e os amigos, segundo a especialista, podem exercer um importante papel estimulando a realização do exame preventivo. Os organizadores da Campanha lembram que deverão ser respeitados os protocolos do Ministério da Saúde para prevenção da covid-19 com uso de máscaras, distanciamento e higienização das mãos.

A Campanha Outubro Rosa de prevenção do câncer de mama vai acontecer de 1 a 8 de outubro, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, na Estação da Paulistana, na avenida Dr. Paulo de Moraes, 1.580.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

17 − oito =