Saúde e Unimed realizam eventos sobre amamentação nesta semana

Foto: Arquivo/JP

Setores público e privado desenvolvem ações voltados ao tema até sexta-feira

Com a expectativa de reunir 200 mães, a Secretaria de Saúde de Piracicaba, por meio do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, realiza mais uma edição do encontro do Mamaço, tradicional momento de amamentação simultânea para incentivar o aleitamento materno. A ação integra a 6ª edição da Semana Municipal do Aleitamento Materno de Piracicaba com o tema ‘Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando’, que acontece até sexta-feira (5), com programação especial na cidade.

Conforme lembra a coordenação da semana neste ano, o encontro do Mamaço começa a partir das 13h30, na Estação da Paulista onde, ao longo da tarde, gestantes, mães, bebês e famílias vão ser convidados para um momento de descontração, de conversa e estímulo ao aleitamento materno. As atividades da semana foram abertas nesta segunda-feira no Centro Comunitário do Tatuapé, com uma roda de conversa ministrada pelo pediatra Rogério Tuon, que é coordenador do Pacto para Redução da Mortalidade Materno-Infantil em Piracicaba.

UNIMED
Em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno, a Unimed Piracicaba também promove, amanhã, das 8h às 18h, no auditório do Centro Administrativo da Cooperativa, o simpósio Educando para Fortalecer a Amamentação, para profissionais da saúde e apoiadores da amamentação.

Para o presidente da cooperativa, Carlos Joussef, incentivar o aleitamento materno é um dos compromissos da Unimed junto à população. “Além de estimular a amamentação exclusiva, o movimento mundial reforça, este ano, a importância da educação e da rede de apoio para fortalecer o aleitamento materno. Afinal, amamentar salva a vida de bebês”, disse.

“A proteção à maternidade é fundamental para permitir a amamentação e capacitar os pais para a implementação bem-sucedida das práticas de aleitamento materno recomendadas. Na Unimed Piracicaba, oferecemos esse suporte há muitos anos com o programa Aconchego, que cuida de mães e filhos. Um carinho que nos enche a alma de gratidão”, disse a enfermeira obstetra da Unimed Medicina Preventiva Dayse Feitosa, que é a mediadora do simpósio.

O evento segue com palestras do pediatra e presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Moisés Chencinski, que discursa sobre o fortalecimento da amamentação, e a cirurgiã-dentista Ludmila Ercolin, que traz aconselhamentos em amamentação.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

20 − 6 =