Cirurgias acontecem conforme liberação de leitos hospitalares (Foto: Claudinho Coradini/JP)

A cabeleireira Vasti Vidal, moradora da Vila Rezende, aguarda há oito meses por uma cirurgia de pterígio (oftalmológica) pela rede pública de Piracicaba. Com a pandemia da covid-19, as cirurgias eletivas – na qual a de Vasti se enquadra – foram suspensas pela Secretaria de Saúde. Ontem, a pasta anunciou a retomada dos procedimentos pelos hospitais da cidade. Estão previstos cerca de 2.000 cirurgias de média e alta complexidade até dezembro.

O ritmo, segundo a secretaria municipal, deve acelerar gradativamente, conforme os leitos hospitalares utilizados por pacientes com a covid-19 sejam liberados.

De agosto a outubro já estão agendadas 1.338 cirurgias das mais diversas especialidades, como ortopedia, oftalmologia, ginecologia, pediátricas, urológicas, dermatológicas, otorrinolaringologia e cirurgia geral, distribuídas entre Hospital Regional, Santa Casa, Fornecedores de Cana, AME, entre outros.

“A pandemia exigiu uma estratégia emergencial para atender as vítimas do novo coronavírus. Houve um amplo acordo, envolvendo todos os hospitais da cidade, públicos e privados, para o enfrentamento da covid-19. Agora, com a queda das internações pela doença, podemos retomar as eletivas gradativamente”, explicou o secretário de Saúde, Pedro Mello.

Durante a pandemia as cirurgias emergenciais foram realizadas sem qualquer interrupção. Pacientes que estavam com data marcada para procedimentos não emergenciais foram adiadas por precaução, diante do elevado risco de contágio da covid-19.

“A população compreendeu a gravidade do momento e colaborou. Agora, conforme a pandemia for sendo controlada, vamos ampliando a realização da cirurgias eletivas. Porque as mais complexas exigem o suporte de UTI. Até o final deste ano prevemos a normalização do fluxo, beneficiando todos aqueles que aguardam pelo procedimento hospitalar”, afirmou Mello.

Beto Silva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezessete + treze =