Saúde intensifica ações de combate à hanseníase neste mês

0
66 views
Foto: Divulgação

Janeiro é o mês de conscientização e combate à hanseníase. Nesse contexto, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) atua na conscientização e enfrentamento deste problema de saúde pública. Ao longo do mês, as unidades de saúde do Departamento de Atenção Básica desenvolvem atividades específicas, como orientações em sala de espera e intensificação da busca ativa de sintomáticos dermatológicos.


De acordo com a SMS, na rede pública de saúde existem cinco casos em tratamento. Mas a pasta observa que, às vezes, por falta de informação ou por preconceito, as pessoas não procuram as unidades de saúde. Mas o paciente com suspeita da doença deve passar por avaliação médica no postinho do seu bairro e, se necessário, ser encaminhado ao Cedic (Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas).

LEIA MAIS:


Filemon Silvano, secretário de Saúde, lembra da importância do trabalho preventivo na rede pública. “Temos que fortalecer as ações preventivas e intensificar a relação dos agentes comunitários de saúde com as famílias. A qualidade desta prestação de serviço é estratégica para potencializarmos os ganhos da população em qualidade de vida”, avalia.


A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, que também pode ter alteração da sensibilidade ao calor, frio, dor e mesmo ao toque. É importante lembrar que ela tem cura e os medicamentos são oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Da Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

três × 1 =