Saúde reabre agenda para 30 anos e vacina com atraso na 2ª dose

Foto: Alessandro Maschio/JP

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, 3.194 pessoas estão em atraso para receber a 2ª dose

A Secretaria de Saúde de Piracicaba reabriu ontem agenda para vacinação contra a covid-19, com a primeira dose, para pessoas acima de 30 anos. Esse grupo deve fazer o agendamento no site vacinapira.piracicaba.sp.gov.br. Segundo a pasta, de acordo com o estoque de doses recebidas do Ministério da Saúde e a logística para aplicação dessas doses no município, as vagas disponibilizadas serão suficientes para vacinações com a primeira dose a partir de segunda-feira (26) até quinta-feira (29).

O agendamento é feito automaticamente pelo sistema e desta forma não é possível escolher o dia. Após as vagas disponibilizadas ontem serem preenchidas, a previsão de nova abertura de agendamento é para a quinta-feira (29).

Há vagas também para aplicação da segunda dose para quem tomou a primeira da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz até 7 de maio e a primeira da CoronaVac/Butantan até 3 de julho já pode agendar.

A Saúde lembrou que todas as pessoas com horário agendado para receber a vacina têm a dose garantida, uma vez que a vaga só é liberada no VacinaPira conforme as doses são recebidas pelo município. Sendo assim, devem chegar ao Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas ou na unidade de saúde agendada com 5 minutos de antecedência, para não gerar aglomeração.

DOSE EM ATRASO
A Secretaria de Saúde vai aplicar hoje a segunda dose em quem está em atraso. A ação acontece no CRAB (Centro de Referência da Atenção Básica) da Vila Rezende, das 8h às 15h. Pessoas que se enquadrem nesse caso não precisam fazer o agendamento, basta apresentar o comprovante de vacinação da primeira dose, além do RG e CPF.

Está em atraso para receber a segunda dose da CoronaVac/Butantan quem recebeu a primeira há mais de 28 dias. No caso da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, quem recebeu a primeira há mais de 12 semanas.

A ação tem por objetivo incentivar que todos tomem a segunda dose da vacina e complete o calendário vacinal. Este será o oitavo sábado consecutivo que a Prefeitura realiza a ação.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, até a última quarta-feira, 3.194 pessoas estão em atraso para receber a 2ª dose, sendo 1.673 da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz e 1.521 da CoronaVac/Butantan.

O órgão lembra que existem diversos fatores para o atraso na 2ª dose, como o esquecimento, por exemplo. Já o aumento no número de pessoas em atraso para recebê-la se relaciona à aceleração da aplicação da 1ª dose no município. Mas vale ressaltar que as vacinas mencionadas tiveram as eficácias comprovadas após a aplicação das duas doses.

A ação começou em junho, quando 130 pessoas que estavam em atraso tomaram a vacina. Neste mês, até o momento 177 atualizaram a vacina.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

10 − 4 =