Saúde vai abrir Crab Vila Sônia para teste de covid-19

Foto: Divulgação

Ação foi tomada após alta procura por testes no bairro

Devido ao funcionamento somente do Crab (Centro de Referência da Atenção Básica) Santa Teresinha para as testagens da covid-19 na região norte do município, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) abrirá o Crab Vila Sônia a partir desta segunda-feira (4), como mais uma unidade de para Centro de Testagem por demanda espontânea para investigação epidemiológica da covid-19 e contactantes. A iniciativa foi tomada após a alta tendência de crescimento em procura de testes.

O DAB (Departamento da Atenção Básica), responsável pelas centrais de testagens para a covid-19, realizou até o último dia 30 de junho cerca de 4.603 exames, destes, 1.307 casos positivados, representando 28% dos pacientes. Embora o número de casos positivos seja considerado baixo, os indicadores apontam uma maior procura pelas testagens.

“A unidade de Santa Teresinha era a única da região a receber os testes e, a pedido da população, estamos abrindo mais uma unidade nesta região para atender a demanda e evitar demora no atendimento e aglomerações desnecessárias”, relata o secretário de Saúde, Filemon Silvano.

Além da unidade de Santa Teresinha e agora da Vila Sônia, estão disponíveis para testagem os Crabs Piracicamirim, Cecap e Vila Cristina. As UBSs (Unidade Básica de Saúde) do Caxambu e Alvorada, também se encontram disponíveis para o serviço. Todas as unidades realizam as testagens de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h30.

ACESSO AO TESTE RÁPIDO
Só realizará o teste rápido, quem estiver com sintomas gripais e respiratórios ou quem teve contato com pessoas suspeitas ou positivadas para a covid-19. Em caso de resultado positivo, a equipe do Crab orientará a pessoa infectada em relação aos sintomas, tratamento e o isolamento. O Crab não fornece atestado médico, neste caso, o paciente será encaminhado em uma das UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) para atendimento médico. É necessário levar documental com foto e CPF.

Fernanda Rizzi
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

5 + 18 =