Se pretende praticar corrida de rua, saiba como se preparar antes de ‘desbravar’ novos caminhos

Foto: Getty Images

Se você é do tipo de pessoa que ama correr ou quer começar a realizar esse esporte, veja dicas importantes

Realizar atividade física é algo muito importante e traz diversos benefícios para a nossa saúde física e principalmente mental.

Além de aumentar a disposição, proporcionar um grande bem-estar a corrida é um esporte mais em conta, se comparado aos que precisam comprar equipamentos. Ela tem se mostrado eficaz quando o assunto é condicionamento físico, é por isso que é tão popular.

Por trabalhar com todos os músculos do nosso corpo devemos prestar bastante atenção, no local onde ela será realizada, assim os riscos de lesão são menores, principalmente se a corrida for de rua.

PREPARE-SE PARA CORRER
Agora que falamos brevemente dos benefícios que a corrida proporciona, confira as orientações da personal de corrida e caminha Larissa Piva, compartilhou para quem deseja se preparar para iniciar uma corrida, “O primeiro passo e um dos mais importantes é contar com a ajuda de um médico, ele irá realizar alguns exames e verificar de você está apto para realizar esse exercício ou se existe alguma restrição. O segundo passo é conhecer o seu corpo e respeitar o seu limite, comece devagar se você for iniciante, e se caso você tiver mais experiencia vá aumentando gradativamente o percurso e se atentando a como seu corpo reage.”
Os treinos funcionais, como agachamento ou até mesmo os movimentos que realizamos no dia a dia, vão ajudar a fortalecer seu corpo e te ajudar no preparo físico para correr melhor e ter mais resistência.

ROUPA IDEAL E ADEQUADA
Pode parecer besteira, porém a roupa inadequada pode comprometer a qualidade e também a prática de qualquer tipo de exercício físico. No caso da corrida de rua, não poderia ser diferente, “Desde o tênis que você escolhe, que pode machucar o seu pé e até mesmo o tecido da sua roupa que pode pesar na hora de praticar a corrida. Uma excelente sugestão é investir em calçados específicos para esse tipo de exercício, o trekking por exemplo, evita bolhas e outros problemas indesejados”, explica a consultora de moda Fitness Marcela Ferroni.
No quesito vestuário, na hora de adquirir as peças para correr, procure os tecidos com secagem rápida, tanto na camiseta, quanto nos shorts ou calças. Evite tecidos pesados e molhados, pois eles acabam atrapalhando seu desempenho durante a corrida.

A ALIMENTAÇÃO FAZ TODA DIFERENÇA
Tudo nessa vida quando é feito em conjunto, tende a dar resultados melhores. Não é mesmo?
E a união da corrida com uma ótima alimentação, não é diferente. O ideal antes de iniciar o exercício é consumir alimentos muito próximo do horário da corrida, e de preferencia leves. Menu com carboidratos são uma excelente opção, assim como as frutas que ajudam a prevenir câimbras e fornecem mais energia para correr.

O MAIS IMPORTANTE
Agora que você já sabe tudo sobre a preparação para a corrida de rua, é importante ressaltar que qualquer prática de exercício deve te proporcionar bastante prazer e trazer benefícios.
Aproveite, dê o seu melhor, siga nossas orientações e rumo ao pódio.

Daniela Boaventura
[email protected]

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