Secretaria de Meio Ambiente fecha ecoponto do Cecap

Recicladores temem pelo sustento da família | Foto: Claudinho Coradini/JP

A Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) vai fechar o ecoponto do bairro Cecap. Segundo a pasta informou, o local não é mais “adequado” para ser um ponto de coleta de resíduos e o espaço será ocupado pela área de lazer que já existe ao lado.

De acordo com o reciclador Alex Coral, as máquinas para limpar o ecoponto chegaram na quinta-feira à noite. Sem o local, o reciclador teme pelo sustento da família. “Somos em três famílias aqui e o meu pai também ajuda bastante, que era porteiro, há 2 anos mandaram ele embora e não colocaram nenhum porteiro. […] A gente está trabalhando como porteiro da prefeitura sem salário, fora que a gente dá a cara a tapa aqui. Muita gente que vem jogar, a gente tenta orientar: olha, galho é só no Monte.

Alguns entendem e respeitam, mas outros querem brigar. E de uma hora para outra eles falam que vão tirar”, desabafa. Segundo a Sedema, a prefeitura analisa uma nova área para construção de um novo ecoponto na região do Cecap, “longe de residências e comércios”.

Em maio deste ano, reportagem do Jornal de Piracicaba mostrou que o local estava precário e que há mais de um mês, à época, a grade do ecoponto tinha cedido e deixado grande quantidade de lixo e entulho espalhados pela rua.

De acordo com a Sedema, o ecoponto foi construído no bairro antes do surgimento de condomínios na região e por ser afastado, além de que já ocorria descarte irregular de resíduos. “Porém, o bairro cresceu e a população já não queria mais o ecoponto naquele local. Tanto moradores do Cecap, que utilizam a área de lazer vizinha, quanto os moradores do Condomínio Campos do Conde, que são os principais reclamantes”, diz a pasta em nota.

As pessoas que procurarem o local para descartar resíduos durante a limpeza do terreno serão orientados a se dirigirem a outros ecopontos da cidade. Segundo a Sedema, a partir de terça-feira (8) será instalada uma placa no local informando a desativação. A secretaria informou que existem outros sete ecopontos: nos bairros Monte Rey, Bosques do Lenheiro, Jardim Oriente, Ártemis, Mário Dedini I e II e Santo Antônio.

Andressa Mota

2 COMMENTS

  1. Interessante o ecoponto fica no bairro Eldorado e os incomodados foram os moradores do cecap e do condomínio?? Agora moradores dos bairros mais de 20 bairros das adjacências precisa atravessar a cidade para descartar entulho? Vou deixar na calçada de casa e chamar o cata-cacareco não sou obrigado a atravessar a cidade para descartar entulho esse tipo de ecoponto tem que ter em todas as áreas da cidade, inclusive se realmente houve tal reclamação talvez seja pela incompetência dos órgãos responsáveis em efetuar a limpeza do local, pois recentemente teve até reportagem na EPTV sobre esse assunto.

  2. Enfim a hipocrisia dos “CATADORES”, catadores esses que não respeitam quem vai até lá pq pode usar o espaço pra descarte, catadores que vendem até às pedras do terreno, catadores esses que JÁ AGREDIRAM MUITOS MORADORES achando que são os donos do pedaço e nada foi feito por quem sofreu agrecoes nas mãos deles, em especial a “chegona do bando” agrendindo verbalmente e fisicamente senhoras e senhores do bairro. Jornal de Piracicaba procure tbm os agredidos pra ficar bem claro que toda ação tem sua reação, agressões, sujeira que eles sempre fizeram juntando materiais recicláveis, usuários de drogas, roubos, tudo vindo de lá e por quem “trabalhava lá”. Demorou mas até enfim uma atitude foi tomada, agr resta esperar q feche msm e não abra mais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

1 × 2 =