Secretaria de Meio Ambiente fecha ecoponto do Cecap

Recicladores temem pelo sustento da família | Foto: Claudinho Coradini/JP

A Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) vai fechar o ecoponto do bairro Cecap. Segundo a pasta informou, o local não é mais “adequado” para ser um ponto de coleta de resíduos e o espaço será ocupado pela área de lazer que já existe ao lado.

De acordo com o reciclador Alex Coral, as máquinas para limpar o ecoponto chegaram na quinta-feira à noite. Sem o local, o reciclador teme pelo sustento da família. “Somos em três famílias aqui e o meu pai também ajuda bastante, que era porteiro, há 2 anos mandaram ele embora e não colocaram nenhum porteiro. […] A gente está trabalhando como porteiro da prefeitura sem salário, fora que a gente dá a cara a tapa aqui. Muita gente que vem jogar, a gente tenta orientar: olha, galho é só no Monte.

Alguns entendem e respeitam, mas outros querem brigar. E de uma hora para outra eles falam que vão tirar”, desabafa. Segundo a Sedema, a prefeitura analisa uma nova área para construção de um novo ecoponto na região do Cecap, “longe de residências e comércios”.

Em maio deste ano, reportagem do Jornal de Piracicaba mostrou que o local estava precário e que há mais de um mês, à época, a grade do ecoponto tinha cedido e deixado grande quantidade de lixo e entulho espalhados pela rua.

De acordo com a Sedema, o ecoponto foi construído no bairro antes do surgimento de condomínios na região e por ser afastado, além de que já ocorria descarte irregular de resíduos. “Porém, o bairro cresceu e a população já não queria mais o ecoponto naquele local. Tanto moradores do Cecap, que utilizam a área de lazer vizinha, quanto os moradores do Condomínio Campos do Conde, que são os principais reclamantes”, diz a pasta em nota.

As pessoas que procurarem o local para descartar resíduos durante a limpeza do terreno serão orientados a se dirigirem a outros ecopontos da cidade. Segundo a Sedema, a partir de terça-feira (8) será instalada uma placa no local informando a desativação. A secretaria informou que existem outros sete ecopontos: nos bairros Monte Rey, Bosques do Lenheiro, Jardim Oriente, Ártemis, Mário Dedini I e II e Santo Antônio.

Andressa Mota