Sedema tem atividades no Dia do Meio Ambiente

Núcleo de Educação Ambiental (NEA) tem sede no Parque do Mirante (Foto: Amanda Vieira/JP)

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), A Sedema (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), por meio do NEA (Núcleo de Educação Ambiental) promove uma série de atividades ao longo do mês.

Hoje, às 9h, acontecem atividades de educação ambiental do Programa “Nosso solo, nossa terra, nossa gente” com a participação de jovens do Instituto Formar e grupos de voluntários do Rotary Clube de Piracicaba, no Parque do Mirante. “Para comemorar o dia, serão plantadas duas mudas de árvores nativas no Parque: uma Manduirana (Senna macranthera) e um Pau-brasil (Paubrasilia echinata)”, informou a pasta.

O programa “Nosso solo, nossa terra, nossa gente” acontece desde julho de 2018. Segundo a Secretaria, “o programa surgiu da necessidade de aprofundamento sobre o uso e ocupação do solo nas atividades de educação ambiental desenvolvidas pelo NEA. O tema, de certa maneira, sempre esteve presente, porém de maneira indireta ou secundária”.

O programa destaca a importância do solo para a vida na Terra, desenvolvido com foco no uso e ocupação do solo na cidade, relacionando-se com a história de seu desenvolvimento.

O programa abrange ainda os impactos das indústrias estabelecidas no século XIX para o desenvolvimento da cidade, como a fábrica de tecidos e a instituição dos engenhos de açúcar. Seguindo uma linha do tempo, questões atuais sobre uso e ocupação do solo, tendo como referência as microbacias hidrográficas de Piracicaba. Dessa forma, o programa permite a integração de aspectos ambientais, sociais, econômicos e culturais, importantes para a formação dos participantes.

A participação na atividade também está aberta à população.

Entre as atividades do mês, o 2º Festival Ecológico de Piracicaba vai agitar o Engenho Central nos dias 7, 8 e 9 de junho. Com canções engatilhadas para as seletivas e premiação, o evento também promete envolver a plateia, com pockets shows da banda Corda de Barro, do pianista e compositor, Paulo Checoli; o violonista e cantor Chico Coelho e o pianista Carlos Muller. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (19) 3417-9494.

Da Redação