Arte em lateral de prédio fica na Vila Rezende | Foto: Amanda Vieira/JP

Menos de um mês após Piracicaba ganhar a empena (arte na lateral de prédio) de 38 metros na rua Alfredo Guedes, uma representação mãe natureza em um autorretrato da artista Sarah Soares, uma segunda arte desse porte, já finalizada, agora colore a Vila Rezende. É a obra ‘Terra em Transe’, grafite do artista Diógenes Moura.

A realização das empenas é uma iniciativa do Proac (Programa de Ação Cultural) de São Paulo junto ao Festival Paredes Vivas 2020, sem qualquer relação com a Prefeitura de Piracicaba, como reforça o produtor Calleb Jangrossi.

O artista piracicabano Diógenes recebeu o tema sustentabilidade para criar. “Busquei elementos da cultura regional, que comunicassem valores e dilemas da atualidade em relação à Terra. São várias simbologias dentro da proposta do desenho”. E ele faz questão de dividir os créditos com os artistas auxiliares na empena, Tom Simone e Rodrigo Gomes, conhecido na cidade como Baia. “São dois dos mais experientes grafiteiros de Piracicaba”, completa.

A arte em grandes proporções, como ressalta Diógenes, também sugere uma nova forma de repensar a cidade. “Piracicaba é um centro urbano extenso, que cada vez cresce mais, e acredito que pensar a arte urbana, isto é, aquela arte fora de galerias, e sua interatividade, valoriza tanto o trabalho do artista como repagina a estética local”.

O resultado, comenta, é um elo mais firme entre o observador, que pode ser o cidadão que transita diariamente por ali, a pé ou de carro, e o próprio espaço urbano. “Foi um desafio muito gratificante pelo Festival Paredes Vivas e acredito que o momento é propício para se refletir sobre sustentabilidade”.

Apesar do nome dada à sua empena, a ‘Terra em Transe’ de Diógenes não faz analogia ao cultuado filme do célebre cineasta brasileiro Gláuber Rocha. “O nome tem a ver com o período de processos pelos quais passa a Terra. É uma Terra que se renova com uma terra que carrega o mundo e que quer se refazer”, ele explica.

Erick Tedesco

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

4 − um =