Seis bairros da cidade estão há uma semana sem coleta de lixo

Ambiental admitiu que houve falha pontual “devido a problemas com equipamentos e insumos”. (Foto: Amanda Vieira/JP)

Ao menos seis bairros de Piracicaba ficaram uma semana sem coleta de lixo. A empresa Piracicaba Ambiental, responsável pela coleta de lixo na cidade, admitiu ontem que, nos últimos dias, houve um problema pontual de coleta, devido a problemas com equipamentos e insumos. A concessionária, no entanto, não explicou quais seriam os insumos e equipamentos que apresentaram falhas.

Em nota, a Ambiental informou que houve atraso na ação do plano de coleta. “Por ser um plano sequencial – bairro a bairro – isso provocou um ‘efeito cascata’, atingindo algumas localidades, o que não é uma política da empresa”, informou.

O motorista Antônio Carlos de Oliveira, residente no Jardim Camargo, disse ontem que o bairro estava sem coleta desde a última sexta-feira. O morador disse que o serviço ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras e que as equipes passaram ontem, no início da tarde. “Eles começaram a recolher agora, mas tem ruas que estão ficando sem a coleta”, apontou.

No Cecap, a situação era pior nesta terça-feira. A supervisora de vendas, Michelle Zagni, disse que a última vez que o lixo foi coletado no bairro foi na quarta-feira (6). “Os lixos estão se acumulando pelas ruas, juntando moscas, baratas, além do mau cheiro. Isso é perigoso principalmente pelas crianças que brincam nas ruas”, destacou.

O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) disse ontem que recebeu muitas queixas do Jardim Itapuã, onde – segundo o parlamentar – a coleta não era feita desde a semana passada.

A Ambiental informou que o plano de coleta de lixo doméstico foi retomado ontem. Segundo a empresa, com a retomada, seriam atendidos os bairros Itapuã, Jardim Borghesi, Jardim Camargo, Cecap, Eldorado e Taquaral.

Vamos normalizar a coleta nesses bairros e, posteriormente, em outros que possam ter sido atingidos pelo efeito cascata”, informou a empresa.

Em nota, a Piracicaba Ambiental pediu desculpas por causa dos problemas, considerados pontuais, e informou que espera que não ocorrer mais contratempos internos. “Para isso, estamos tomando algumas medidas para evitar novos transtornos a você morador. Para mais informações a respeito da coleta do lixo na cidade, a empresa tem o seguinte telefone: (19) 3414-3082, em horário comercial”, traz a nota.

O vereador Marcos Abdala (Republicanos) propôs – na semana passada – a instauração de uma Comissão de Estudos da coleta de lixo devido as constantes queixas ao serviço por parte da população.

Beto Silva

[email protected]