Seis homens são localizados com armas longas e multados em R$ 6 mil por caça de javali

Suspeitos portavam armas longas (Divulgação/PM)

Seis homens foram detidos no domingo (24), com armas longas após cerco policial que começou em um canavial perto da Penitenciária Masculina de Piracicaba. A abordagem contou com o apoio do helicóptero Águia, da Polícia Militar. Foram apreendidas uma pistola 9 mm, três espingardas calibre 12 e 29 munições. Os suspeitos também foram multados em R$ 6 mil pelo abate de um “javali europeu”, pertencente a fauna exótica e não tinham a devida autorização do órgão ambiental competente.

De acordo com a polícia, os PMs foram acionados para checarem denúncia de que vários homens portariam armas longas em área de mata perto da unidade prisional. Os policiais conseguiram realizar a abordagem aos ocupantes de uma caminhonete e de uma motocicleta, porém a outra moto se fugiu em direção ao Rio Piracicaba.

Cerco contou com apoio do Águia da PM (Divulgação/ÁguiaPM)

Com o apoio do helicóptero, os policiais intensificaram as buscas nas imediações e conseguiram localizar a motocicleta, cujo piloto tentou escapar da polícia, em um canavial às margens da Rodovia Deputado Laércio Corte (SP-147), na divisa entre Piracicaba e Iracemápolis. Ao perceber a aproximação da aeronave, o suspeito correu para uma área de mata, onde ficou escondido.

Outra equipe da PM conseguiu encontrar a caça abatida deixada pelo suspeito e depois conseguiram localizá-lo nas imediações. Ele portava uma espingarda e teria mostrado onde teria deixado o restante das armas. A Polícia Ambiental também foi acionada. Eles constataram que os suspeitos estavam com animal abatido, mas não apresentaram as documentações no que se refere a Resolução SIMA SAA n° 334/2019 a qual estabelece normas e procedimentos para o controle populacional, manejo ou erradicação da espécie exótica invasora “Javali europeu”, pois não forneceram o Simaf (Sistema Integrado de Manejo de Fauna) o qual é solicitado junto ao Ibama e obrigatório para o abate de animais dessa natureza.

LEIA MAIS

Cristiani Azanha
[email protected]

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

3 × 2 =