Selam faz balanço após 100 dias e prepara novas ações

Apresentação do secretário de Esportes de Piracicaba, Hermes Balbino - Divulgação/Selam

A Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), através do secretário Hermes Balbino, participou na sexta-feira, dia 16, da apresentação do Plano 100 Dias, promovida pela Prefeitura de Piracicaba e realizado no Anfiteatro da Secretaria de Educação. A apresentação foi transmitida online e está disponível no portal da Prefeitura de Piracicaba, desde segunda-feira, dia 19, para consulta da população.

Nos primeiros 100 dias, respeitando as orientações sanitárias no combate à pandemia da Covid-19, a Selam ativou parcerias com a Diretoria Regional da Educação e com o Sistema S, principalmente com o Sesi e o Sesc, além de institutos de Ensino Superior e demais secretarias da Prefeitura de Piracicaba.

A pasta fez um diagnóstico das atividades e apontou como positivo a mudança de sede, deixando o prédio localizado na rua Governador Pedro de Toledo, que era locado, e passando a ocupar espaço no Engenho Central, o que representa uma economia de mais de R$ 220 mil por ano aos cofres municipais.

De acordo com o secretário, o planejamento para a sequência do trabalho passa pela criação de uma cultura esportiva na cidade, que será construída através da promoção de programas que atinjam direta e indiretamente cidadãos e comunidades de diferentes idades e com foto em diversos âmbitos do esporte, do lazer e da atividade motora.

“Vamos colocar um foco grande na iniciação e na formação esportiva, além de eventos que envolvam o fortalecimento de uma cultura esportiva na cidade. A proposta é valorizar muito a participação do cidadão, engajar mais as pessoas”, disse Balbino.

“Nós temos cinco pilares principais que queremos promover constantemente para que as nossas ações possam ser desenvolvidas de uma forma ótima: esporte educacional, os cuidados com os centros esportivos e a revitalização dos próprios municipais, a otimização de eventos e atividades que envolvem o esporte de competição, o trabalho de saúde e da prevenção com foto nos adultos e, por fim, as atividades de lazer que abriguem a ideia de bairros e comunidades atuando em conjunto com suas famílias”, afirmou o secretário, que avaliou a apresentação como positiva.

O secretário disse que ao assumir a pasta, fez um levantamento do estado atual dos próprios municipais dedicados à atividade físico-esportiva e percebeu que existia a necessidade de reativar e reavivar diversos desses espaços, como os ginásios municipais e campos que comportam essas atividades. “Fizemos também um levantamento de programas em execução e buscamos identificar se havia ali um eixo pedagógico, algo que nós vamos oferecer”, complementou.

Da Redação

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

três × cinco =