Sem desfile nas escolas, mais uma vez

A promessa é que com a documentação regular, as escolas poderão pedir verba para 2021. (Crédito: Cluadinho Coradini)

A folia de Carnaval deste ano em Piracicaba será de 21 a 25 de fevereiro no Engenho Central e no Largo dos Pescadores. Este é mais um ano que as escolas de samba da cidade não receberam apoio da prefeitura para o desfile de rua. Em coletiva na tarde de ontem, a secretária da SemacTur (Secretaria de Ação Cultural e Turismo), Rosângela Camolese, disse que neste ano, pela primeira vez, o tradicional Bloco da Sapucaia acontecerá dentro do Engenho Central (dia 22 às 14h). A outra novidade é o desfile do bloco formado por crianças do Projeto Guri.

 

A expectativa de Rosângela é abrigar, no máximo de 8 a 10 mil pessoas dentro do Engenho Central, um número, segundo ela, menor do que a capacidade máxima, mas o ideal para oferecer uma festa segura e de modo que os foliões tenham mais espaço para curtir o carnaval. “São seis mil metros quadrados livres”, ressalta a secretária.

 

Ainda sobre a segurança, Rosângela avisa que, em consenso com a todos os agentes do carnaval piracicabano e forças policiais, não será permitido a entrada no Engenho Central com cooler de bebidas, assim com será negado o acesso de garrafas – vidro ou plástico. “A segurança será intensificada. No ano passado, perdeu-se muito tempo com a vistoria na entrada, o que gerou também impaciência”.

 

Apesar de agregar um novo formato da Sapucaia, a chamada pela pasta de “Nova Sapucaia”, e a garotada do Guri (programa de educação, voltado para a formação musical de crianças, pré-adolescentes e adolescentes da Secretaria da Ação Cultural de Piracicaba em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura), será mais um ano de carnaval sem desfile de rua das escolas de samba da cidade. No entanto, as agremiações cuidarão da praça de alimentação no Engenho Central, para captação de recursos.

 

De acordo com a Acesp (Associação Cultural das Escolas de Samba de Piracicaba), também presente na coletiva com Cássio Marcelo Silveira e José Luiz Ganino, os esforços daqui em diante serão para retornar à programação oficial do carnaval da cidade em 2021. A secretária da SemacTur falou sobre o tema. “Estão com a documentação (CNPJ) em ordem desde novembro de 2019 e agora, legalmente constituídos, terão tempo para devidamente pedir a subvenção (repasse) do Poder Público)”.

 

Sobre a ida da Sapucaia ao Engenho, o secretário-geral do Asas (Associação Amigos da Sapucaia de Piracicaba), Fernando de Andrade, explica que será apenas uma concentração, não um desfile. “Um e encontro dos foliões da Sapucaia, com o intuito de resgatar a tradição dos carnavais antigos”. Já o Bloco do Guri, no dia 22 pela manhã, percorrerá a avenida Beira Rio até o Largo dos Pescadores, “entoando marchinhas”, comenta Rosângela.

 

A titular da SemacTur também ressaltou que o Poder Público participará do carnaval 2020 junto a diversos blocos, como o Bloco da Ema e do Mestre Ambrósio. A folia deste ano terá também diversos shows no Largo durante o período, como Juca Ferreira, Sandra Rodrigues, Telma Sturion, Elaine Teotonio, Patrício Ribeiro e Grupo Oitava Cor.

 

Erick Tedesco

[email protected]