Semac suspende Comcult: “uma retaliação à extinção da cultura”

Foto: Alessandro Maschio/JP

Ao que tudo indica, ofício da Secretaria da Cultura e requerimento de vereador convergem sobre Pinacoteca

A Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural) divulgou ontem (terça-feira) um ofício assinado pelo titular da Pasta, Adolpho Queiroz, suspendendo temporariamente as atividades do Comcult (Conselho Municipal de Política Cultural). A decisão acontece dias após o conselho tornar pública uma carta aberta se posicionando contra o fechamento do espaço cultural onde, atualmente, funciona a Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, na região central da cidade. O que cheira à retaliação para a coordenadora do Comcult, Fernanda Ferreira, está claramente contemplado em um requerimento recém-aprovado na Câmara Municipal pedindo detalhes da autoria e redação da carta contra o fechamento da Pinacoteca bem como sobre a eleição do Comcult. O documento do Legislativo foi proposto pelo vereador Laercio Trevisan (PL). Inclusive, no ofício assinado pelo secretário, o motivo para suspender o Comcult é o requerimento do parlamentar.

“Conforme aprovação do requerimento (…) autoria do vereador Laércio Trevisan (…), solicitando explicações sobre o processo eleitoral para o (…) Comcult, solicito a suspensão temporária das atividades formais do referido conselho até que consigamos responder, com apoio jurídico, as questões levantadas pelo referido requerimento”, diz o ofício da Semac.

Entretanto, a Semac pode ter esquecido de comunicar o próprio conselho. “Não recebi esta solicitação oficialmente por e-mail até o momento (14h45 de ontem). Contudo, acredito que esta solicitação é um equívoco, pois, o Comcult é um conselho legítimo e que tem sua autonomia. Compreendo que isto é uma retaliação à publicação da carta aberta do conselho, apresentando sua posição [contra o fechamento da Pinacoteca como espaço de cultura] e isto é uma das nossas atribuições, e
que infelizmente não está sendo respeitada”, informa a coordenadora Fernanda.

Cristiane Bonin
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dezoito + catorze =