Semana da amamentação tem a proteção como tema

Em comemoração ao Dia da Amamentação, neste domingo (1º), hospitais de Piracicaba participam da SMAM (Semana Mundial do Aleitamento Materno). As instituições vão realizar lives e webinar abordando assuntos pertinentes à amamentação. A médica obstetra da Santa Casa de Piracicaba, Milena Góes vai abrir o evento com uma live a partir das 9h, pelo facebook da instituição, para falar sobre “A importância da rede de apoio à amamentação e os fatores que interferem na produção do leite materno e no desmame precoce”.

As atividades prosseguem durante a semana, sempre das 9h às 9h30, com lives abordando todos os aspectos da amamentação, em complemento às ações diárias desenvolvidas pelo plano junto a mães e gestantes para aumentar a conscientização e estimular ações relacionadas ao aleitamento materno.

Milena Góes alerta que, quando um acontecimento gera estresse à mãe, mudanças podem ser desencadeadas provocando aumento na liberação de hormônios, aumento do ritmo cardíaco e da pressão arterial, além de fatores psicológicos como medo, ansiedade e ira, que prejudicam o processo de produção e ejeção do leite materno.

A médica lembra que, com o nascimento do bebê, a nova rotina pode gerar medos e inseguranças, mas assegura que há caminhos para superar isso. Ela adverte que, quando as mães amamentam pensando sobre seus inúmeros afazeres e se agitam com todas as suas funções em meio à nova dinâmica da casa, à maternidade, ao bebê e até à amamentação, o organismo produz mais adrenalina. “Essa adrenalina ocasiona a diminuição da prolactina, que é um dos hormônios.

Na Unimed, a SMAM também será comemorada no ambiente online. De acordo com a enfermeira obstetra responsável pela área de atenção materno infantil da Unimed Medicina Preventiva, Dayse Ruiz Feitosa, disse que o tema começou a ser trabalhado nesta semana com lives de duas profissionais sobre o aleitamento materno.

Ela lembrou que, neste ano, o tema da semana será a proteção da amamentação na responsabilidade de todos. Entre os temas a serem abordados durante a semana, Dayse destaca a comercialização de alimentação de lactantes, amamentação da mulher trabalhadora, a importância do aleitamento na primeira hora de vida do bebê.

Além dos temas abordados, na terça-feira (3) haverá a exibição do filme Tiger e, na sequência, será realizado um debate sobre a exibição. Todo o conteúdo pode ser acompanhando nas redes sociais da Unimed.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

10 + 9 =