Semana Municipal de Aleitamento Materno começa via online

O leite materno ser considerado o padrão ouro de qualidade para alimentação dos bebês (Foto: Amanda Vieira/JP)

Devido à pandemia da covid-19 e a impossibilidade do município realizar eventos presenciais com aglomerado de pessoas, a 4ª Semana Municipal de Aleitamento Materno, a partir deste sábado (1º) até a próxima sexta-feira (7), acontece integralmente online, como informa a Secretaria Municipal de Saúde. Todas as ações são transmitidas pelo Facebook (facebook.com/smampiracicaba). Assim como nos últimos anos, a realização é da Prefeitura em parceria com o HFC (Hospital dos Fornecedores de Cana), Santa Casa de Misericórdia e Unimed Piracicaba.

Todo o conteúdo produzido ao longo da semana, destaca a secretaria, deve ser postado neste endereço de rede social ao longo de agosto, no intitulado “Agosto Dourado”. “O leite materno ser considerado o padrão ouro de qualidade para alimentação dos bebês”, aponta a pasta.

A semana vai destacar também a importância do aleitamento no enfrentamento da pandemia de coronavírus, por fortalecer o sistema de defesa do bebê; e a questão ambiental, com a campanha de descarte dos bicos artificiais, como chupeta e mamadeira.

“É importante destacar o leite materno como alimentação exclusiva ao bebê até o sexto mês de vida, e continuado ao menos até aos 2 anos de idade”, ressalta o secretário de Saúde, Pedro Mello.

Um dos destaques da programação acontece na terça-feira (4), às 19h: live com o professor Marcus Renato de Carvalho, especialista em aleitamento materno e consultor sobre o assunto certificado pela IBCLC (International Board Certified Lactation Consultant), sobre o tema deste ano: “Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável”.

Na quinta-feira (6), também às 19h, será a vez de uma Roda de Conversas para as mães, com a participação de médicos pediatras das instituições parceiras do evento, além de uma nutricionista e uma especialista em aleitamento materno. O tema abordado será a importância da amamentação para a saúde, para a economia doméstica e meio ambiente e, ainda, para o apoio a prática da amamentação.

Na semana haverá ainda o Concurso Cultural “A mãe amamentando mais Curtida”. Como revela a assessoria de imprensa da Saúde, a foto mais curtida ganhará um ensaio fotográfico.

Erick Tedesco