Provocativo, mas pontual ao momento de exceção devido à pandemia da covid-19 e, ao mesmo tempo, diante de um trânsito incessantemente frenético, ‘Precisa Disso?’ é o tema da campanha de Piracicaba na Semana Nacional do Trânsito, lançada na sexta-feira (18) pela Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes).

Em entrevista ao Jornal de Piracicaba, o titular da pasta, o secretário Jorge Akira, ressalta que a campanha foca a diminuição de acidentes durante a pandemia e acredita na redução por meio da conscientização.

De acordo com um levantamento do Infosiga, durante o isolamento social, a morte de pedestres diminuiu em 50%, a mesma porcentagem de vítimas fatais de motociclistas. A campanha ganhou, como em todos os anos, um jingle, que este ano é embalado ao som do forró e destaca, sem perder a seriedade, estes e outros dados.

No entendimento de Akira, o trânsito desacelerou, de verdade, apenas nos primeiros momentos da pandemia, e este é um ponto de reflexão da campanh. “Precisava esperar a pandemia para o trânsito em Piracicaba ficar menos caótico?”.

A princípio, quatro ônibus circulam com adesivo alusivo à campanha, na traseira (backbus), a partir deste domingo (20), que como informa o secretário Akira, são carros que fazem a linha do Vila Sônia, Cecap, Parque 1º de Maio e Bosques do Lenheiro. “Parcerias estão em curso de se concretizar para termos ao menos mais 20 ônibus adesivados”, revela.

Já na próxima terça-feira (22) às 14h, a pasta realizará a soltura de 1.000 balões em celebração ao Dia da Mobilidade Urbana. O evento será no Ciet (Centro Infantil de Educação para o Trânsito), no Parque da Rua do Porto, apenas com os funcionários do local. A soltura de balões é uma ação nacional conjunta entre os fóruns Nacional e Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana.

Akira conta que outras ações programadas, mas foram suspensas devido à pandemia. “Nossa campanha era para ter sido lançada em maio, mas, diante do cenário, resolvemos mudar e lançá-la agora, na Semana do Trânsito. Também, por segurança, tivemos de cancelar as tradicionais blitze, nas quais distribuíamos materiais para os motoristas”.

Mais do que conscientizar, o secretário concorda que a Semuttran precisa se atender às demandas do dinâmico trânsito piracicabano, como ampliar ciclofaixas. “Já existe uma comunicação do Poder Público com grupo de ciclistas da cidade. Estamos, inclusive, conversando com a Esalq para analisar a demanda de uma ciclofaixa na avenida Centenário”.

Erick Tedesco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quatro × 5 =