Semdettur

(Foto: Amanda Vieira/JP)

José Luís Guidotti Júnior – Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo – Semdettur.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) começou a ser planejada já no final de 2020, para ser implantada na Gestão Municipal de 2021-2024. Como primeiro grande projeto do prefeito Luciano Almeida, reestrutura as Secretarias de Governo, Cultura, Trabalho e Renda, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Não nos parecia lógico o Desenvolvimento Econômico estar atrelado ao Governo, assim como o Turismo à Cultura. Tanto é que o Desenvolvimento Econômico estava desidratado, contando com apenas um único servidor público. Haviam processos parados há muito tempo sem resposta, uma fila de espera de empresas interessadas em se instalarem na cidade sem qualquer perspectiva. Faltava um plano de ação para fazer frente às demandas empresariais para geração de trabalho e inexistência de um receptivo para aqueles que buscam Piracicaba a fim de empreender novos negócios. Nosso Aeroporto Municipal, infelizmente, não recebia a atenção devida, talvez, por estar vinculado a uma pasta com assuntos tão desconexos, vide o estado que se encontrava em 01/01/2021.

Por outro lado, o Turismo também precisava de uma resposta rápida diante da situação grave que o setor enfrenta com a pandemia da Covid-19, que desestruturou muitos negócios mundo afora e por aqui não foi diferente. Então o Turismo, que foi transformado pela gestão passada em Diretoria anexado à Cultura, não seria o ideal para o momento, além de ser uma reivindicação de vários segmentos da Cultura e Turismo, pleiteando pela separação.

Fomos buscar referências em Secretarias Municipais para essa nova proposta, sendo que encontramos algumas que são exemplos de eficiência, dentre elas as da cidade de São Paulo, Sorocaba, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo e São José dos Campos.

Com isso, chegamos ao formato de trazer, para a agora extinta Semtre (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda), o Desenvolvimento Econômico e Turismo, que, juntamente com Trabalho e Renda, formularão políticas públicas para o crescimento sustentável de Piracicaba.

A proposta apresentada por meio do Projeto de Lei 031/2021 passou por análise das comissões pertinentes na Câmara de Vereadores, que corretamente convocou uma Audiência Pública para a explanação do Projeto e esclarecimento de dúvidas. Posta em votação, foi aprovada sem qualquer voto contrário, transformada na Lei 9.568, de 22 de junho de 2021.

Oportuno esclarecer que, desta estruturação entre as Secretarias envolvidas, não houve qualquer despesa adicional.
A interface da empregabilidade e geração de renda está na união das Secretarias, agora Semdettur.

Nosso plano de ação está centrado na melhoria e aperfeiçoamento dos atendimentos do CAT (Centro de Apoio ao Trabalhador) e MEI (Microempreendedor Individual); propostas de novas parcerias para mais ofertas de cursos de capacitação e qualificação; canal direto e efetivo com a economia informal; banco de áreas industriais para atratividade de novas empresas; apoio às empresas instaladas; Marco Legal da Política Municipal de Inovação; Hub Piracicaba; consolidação de Piracicaba como Polo Nacional do agronegócio e agência Invest-Pira. Destacamos ainda projetos de fomento ao Turismo como alavanca para geração de trabalho e renda, como a concessão de espaços turísticos que encontram-se em estado precário e de abandono; Turismo Regional já integrando Piracicaba na Serra do Itaqueri; Turismo Rural com criação de ciclo de rotas turísticas; certificação de Piracicaba como M.I.T. (Município de Interesse Turístico); além do grande projeto, do qual integram as demais secretarias: o Engenho da Cultura; e Parque Integrado da Orla da Rua do Porto.

Os desafios são enormes, mas, com uma equipe coesa e integrada, entregaremos uma cidade melhor daqui quatro anos, para que a próxima gestão faça o mesmo e, com isso, Piracicaba evolua a cada dia.

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

9 + um =