Semuttran faz aferição e reforço da sinalização em avenida

Foto: Alessandro Maschio/Jp

Equipes fizeram manutenção ao longo da via incluindo a indicação de fiscalização eletrônica

A Semuttran (Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) realizou nesta quarta-feira (22) a aferição dos equipamentos de fiscalização instalados na avenida Professor Alberto Vollet Sachs. As equipes da pasta também fizeram manutenção na sinalização da via, incluindo a indicação de fiscalização eletrônica e limite de velocidade. Em julho, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizou a verificação metrológica nos radares instalados na avenida Armando de Salles Oliveira e nos viadutos João Carmignani e Francisco Jesuino Avanzi, em Piracicaba. A autarquia estadual informou na época que a ação envolveu fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo equipamento.

Segundo o Ipem, diariamente, é realizada a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme portaria do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.

As verificações metrológicas são realizadas com a utilização de uma viatura oficial, dotada de medidor de velocidade de alta precisão previamente calibrado (padrão). Os ensaios são realizados em cinco velocidades diferentes. Após a passagem da viatura pelo medidor, os resultados registrados pelo sistema fotográfico são confrontados com os resultados obtidos pelo padrão do Ipem-SP. Os medidores aprovados recebem um laudo técnico com validade para um ano. Se forem reprovados, a empresa responsável pelo medidor é autuada e o equipamento é interditado. Na ação de ontem, a aferição foi feita pela Semuttran.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezenove + dezesseis =