Série de podcasts investiga a influência do Rio

Rio Piracicaba está inserido na cultura local. | Foto: Amanda Vieira/JP

A equipe do projeto cultural “Riverbeirar – Jornalismo Cultural Podcast” iniciou as pesquisas e as entrevistas para a realização da iniciativa, que reúne uma série de três podcasts, com cerca de 30 minutos cada, em que é investigada a relação do Rio Piracicaba com a cultura do município. O projeto é apoiado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc nº 14.017/2020, com realização do Governo Federal, Prefeitura de Piracicaba e Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo.

No primeiro episódio, será abordada a relação do Rio Piracicaba com as tradições, costumes e patrimônios imateriais do município. O segundo capítulo abordará o Salão Internacional de Humor e sua manutenção, como forma de arte contestadora, às margens do rio. No episódio final será tratada a influência do manancial à música local e a criação e difusão de grupos e artistas.

“O título ‘Riverbeirar’ usa o termo ‘River’ (rio, em inglês), já que o projeto tem como um de seus objetivos investigar a influência do Rio Piracicaba na cultura local e sem esquecer que há estrangeiros que fazem parte dela, o que justifica a grafia em inglês”, explica o proponente do projeto, Rafael Bitencourt.

“Já o termo ‘Beirar’, vem da ideia de reverberar as ações culturais junto ao público, muitas dessas ações que beiram o Rio Piracicaba, ao acontecer em suas margens, como no caso de importantes festividades”, diz Bitencourt.

O projeto tem como objetivo fomentar e difundir a produção cultural piracicabana por meio da linguagem do áudio, além de reconhecer o trabalho dos artistas e incentivar a formação de público para as linguagens culturais locais. O acesso para o público será gratuito.

“Entendemos ser fundamental criar novas formas a partir das quais a cultura é levada ao público, gerando pertencimento e criando plateias. Estamos certos que o Podcast é uma ferramenta poderosa nesse sentido.” afirma o proponente.

Da Redação

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

12 − cinco =