Servidor público denuncia mortandade de peixes em Tanquinho

0
872 views
Foto: Alessandro Maschio/JP

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) apontou a escassez de água como provável causa da mortandade de peixes ocorrida na terça-feira (5) em uma represa localizada em uma área particular no bairro rural de Tanquinho, em Piracicaba.

Segundo a Cetesb, no local há um barramento, que devido à estiagem, está praticamente seco, vertendo pouca água para o córrego onde os peixes morreram. Conforme informações do órgão, o oxigênio está em níveis muito baixos, o que dificulta a sobrevivência da vida aquática.

Não foi constatado nenhum lançamento de poluentes, sendo a causa mais provável a escassez de água, juntamente com o baixo nível de oxigênio dissolvido”, informou em nota.

Nesta quinta-feira, o servidor público municipal José Carlos Magazine denunciou a mortandade de várias espécies de peixes no reservatório, entre elas pacu, dourado e tilápia. Segundo ele, o tanque está localizado em uma área pertencente à usina Capuava. Magazine contou que havia sinais, na mata ciliar em torno do reservatório, de que a comporta foi aberta com o uso de uma máquina retorescavadeira, ocasionando a morte dos peixes.

A usina Capuava informou que o volume de água da lagoa e a mortandade de peixes no local são de causa absolutamente desconhecida. “A Fazenda Capuava foi surpreendida com o ocorrido e está cooperando com as autoridades públicas para que a causa da diminuição do volume de água de uma lagoa no bairro Tanquinho e da mortandade de peixes no local seja identificada o mais rápido possível. A Fazenda Capuava aguarda o laudo técnico com o resultado das amostras coletadas pelas autoridades públicas durante diligência ao local”, informou a empresa.

A Sedema informou que esteve no local e vai apresentar Boletim de Ocorrência para formalizar o caso. Uma equipe da pasta, acompanhada do secretário, Alex Gama Salvaia, deve retornar ao local hoje (8) para dar continuidade às tratativas do caso.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 × cinco =