Sesc abre sete cursos gratuitos em Piracicaba

Rapper Daniel Garnet abre o ciclo de cursos no ConecSons para quem curte rima. Foto: Robson Ribeiro

Tem artes, mas também oficinas de tecnologia, foto para redes e audiovisual

Sete cursos estão com inscrições aberta a partir de hoje no Sesc (Serviço Social do Comércio) Piracicaba. Tecnologia, audiovisual, fotografia, música e ilustração estão entre os temas das oficinas. O período de cada programação é variável, chegando a até dois meses. Entre os cursos, o rapper da cidade, Daniel Garnet (foto), está junto com um dream time falando sobre rap e repente para promover uma batalha de rimas entre jovens músicos e os com mais tarimba. Para se inscrever, acesse https://inscrições.sescsp.org.br.

Além de Garnet, o ConecSons traz para a roda André Santos, Feijão e João Lídio. Entre as mulheres com presença confirmada estão Luana Paula e Luana Iris. O grupo de músicos convida todos com idade acima de 29 anos e apreciadores da rima e poesia. O objetivo é conversar sobre o universo musical e, claro, criar música ou batalhar nas rimas. ´Rap e Repente´ tem encontros às sextas-feiras, das 19h30 às 21h30. A primeira live é amanhã, dia 4.

Seguindo na seara das artes, começa na próxima quarta-feira (dia 9) o curso imagético ´Criaturas Fantásticas´ com cinco encontros semanais. Este trata sobre o folclore e as histórias ancestrais, incluindo cinema, arte e literatura com suas figuras de monstros, sereias, feiticeiros, unicórnios e outros seres encantados dos primórdios da humanidade. Ministrado pela professora doutora Karin Volobuef, da Unesp-Araraquara (Universidade Estadual Paulista), a oficina acontece às quartas-feiras das 19h às 21h – não é recomendado para menores de 12 anos.

Como vem aí o clima das festas juninas, o curso ´Mastro Junino´ faz com que o assunto não fique esquecido por conta da pandemia de covid-19. Carregado de simpatias, pedidos e agradecimentos, o mastro é presente nas celebrações do meio do ano. A ideia é passar ao espectador conhecimentos sobre como fazer o seu próprio mastro e sobre a verdadeira origem das festas relacionadas com a colheita e o solstício. Muitos desses elementos estão presentes nas obras de artistas como Rosângela Politano, selecionada em várias edições da Bienal Naïfs do Brasil, que partilhará suas técnicas nesta oficina. Para quem quiser saber sobre o assunto, há duas oportunidades: dia 10, quinta-feira, das 19h30 às 21h30 e dia 12, sábado, das 15h às 16h30 – para maiores de 16 anos.


CURSOS PROFISSIONAIS

Outras três oficinas do Sesc Piracicaba são para aqueles que trabalham na área ou para apaixonados pelo assunto. O primeiro deles começa na próxima terça-feira (dia 8), é o ´Panorama de Tendências de Consumo e Aplicação de Tecnologias´. Nele é possível conhecer as tendências de consumo e tecnologias que estão sendo implementadas em projetos por todo o mundo, como resposta à pandemia. Sua aplicação tem como objetivo aprender a traduzir tais tendências em inovações viáveis para qualquer projeto. São oito encontros às terças-feiras, das 16h às 17h – não é recomendado para menores de 18 anos.
Agora para quem gosta de vídeo tem o minicurso de roteiro de cinema e audiovisual. Este é para aprender desde o desenvolvimento das personagens e situações dramáticas ao acabamento da cena, além de análises e discussões sobre adaptações cinematográficas. Quem toca esta oficina é Maurício Pinheiro, educador de tecnologias e artes. Há seis lives programadas, sempre às quintas-feiras, com início na próxima semana, dia 10, das 19h30 às 20h30 e também é para maiores de 18 anos.

´Princípios da Prática Fotográfica Aplicado para Redes Sociais´ também começa na próxima quinta. O curso apresenta vertentes do universo fotográfico profissional, como a fotografia publicitária, gastronômica e social, além de estratégias e técnicas da prática profissional que podem auxiliar na criação de registros com maior impacto nas redes sociais. Quem ministra a oficina é Ricardo Moraes, publicitário e especialista em fotografia social. Os encontros vão até o fim do mês, dia 24, das 16h às 17h e não é recomendado para menores de 18 anos.

Cristiane Bonin

[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

20 − vinte =