Atividades buscam a valorização do mais antigo ritmo musical afro-brasileiro. (

O Maracatu de Baque Virado, também conhecido como Maracatu Nação, é um ritmo musical que mistura a dança e o sincretismo religioso. Suas origens estão no estado de Pernambuco, sendo este considerado o mais antigo ritmo musical afro-brasileiro.

Em busca do resgate e valorização dessa cultura, o Encontro Regional de Maracatu de Baque Virado chega à sua quinta edição. O evento, uma iniciativa do Espaço Cultural Bloco da Ema, acontece neste final de semana, com apoio do Sesc. A programação inclui roda de conversa, oficinas e apresentações musicais. A participação em todas as atividades é gratuita.

Amanhã (20), às 20h, com o tema “Cenário do Maracatu de Baque Virado”, Jamesson Florentino e Levi Silva, representantes do ritmo em Recife, participam de uma conversa descontraída sobre o momento atual da manifestação cultural no país, além de fazerem um paralelo com o movimento existente na cidade de Piracicaba e região.

“A cultura do maracatu tem reunido pessoas de diferentes contextos, em diversas regiões e por vários motivos, sejam eles a música, a busca por uma identidade ou a coletividade”, diz Jamesson Florentino, integrante do grupo Maracatu Nação Baque Forte. “O contexto da conversa vai depender dos provocadores, mas acredito que dialogue com a educação”.

Na tarde do mesmo dia, das 14h às 17h, Florentino organiza, no Espaço Cultural Bloco da Ema, a “Oficina de Confecção de Miniaturas de Instrumentos, voltada para a abordagem de processos criativos no maracatu.

No sábado (21), a Escola Municipal Antonio Boldrin, no bairro Parque Orlanda I, recebe, das 9h às 11h30, uma ‘Oficina de Introdução ao Maracatu de Baque Virado’, enquanto a tarde fica reservada para um diálogo sobre suas origens. As 20h30, um show de Sambada de Coco contextualiza o aprendizado.

No domingo (22), às 11h, a programação se encerra com um cortejo de maracatu com os grupos participantes do evento. A concentração acontece no ginásio do Sesc Piracicaba.

 

SERVIÇO
5º Encontro Regional de Maracatu de Baque Virado. Neste final de semana (20, 21 e 22/09). Entrada gratuita. Mais informações: (19) 3437-9292.

 

Mariana Requena
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

16 − oito =