Dante Alighieri, Leonardo Da Vinci, Galileu Galilei e Umberto Eco são italianos que, dentro do universo das artes, são apontados com unanimidade como geniais, pessoas à frente do respetivo tempo e que deixaram contribuições significativas à posteridade. A partir de hoje, às 19h30, no curso “Gênios Italianos pela Literatura” do Sesc Piracicaba, serão também alvo de debates com mediação do professor e pós-doutor Sérgio Mauro, aposentado de língua e literatura italiana pela Unesp/Araraquara.

A participação no curso, informa o Sesc por meio da assessoria de imprensa, é gratuita e os interessados devem se inscrever pelo sescsp.org.br/piracicaba ou na Central de Atendimento. Serão três dias de curso: hoje, dia 21 e 27 de fevereiro, sempre às quintas-feiras, das 19h30 às 21h30. A atividade faz parte do Projeto Encontros com a Literatura, que tem como objetivo trazer discussões e reflexões sobre o universo da literatura e também estimular a prática da leitura.

Os encontros serão divididos em três módulos, explica o Sesc. No primeiro, nesta quinta (13), o professor Mauro abordará temas como contradições e traumas comuns a grandes gênios italianos (do século 14 aos nossos dias), a necessidade de conciliar a fé cristã e a admiração pela cultura clássica pagã – Dante e Petrarca, a “transgressão” do humanista Boccaccio, falando do erotismo e anticlericalismo no “Decamerone”, e também sobre a ausência de uma nação italiana unida e a repercussão na poesia de Dante e de Petrarca.

No segundo encontro, do dia 21 de fevereiro, o mestre em Literatura trará debates sobre Leonardo da Vinci, além de falar como cristão Galileu Galilei ousou desafiar a Igreja católica. Neste mesmo dia, debaterá a descoberta do mundo macroscópico pelo próprio Galileu, junto a temas como “Francesco Redi e a descoberta do mundo microscópico” e “Alessandro Volta na poesia de Vincenzo Monti”.

No terceiro e último dia do curso, Mauro convida os participantes a compreender conceitos e seus criadores, tais como “Leopardi: a consciência elevada ao máximo”, “Manzoni e a inserção do pobre na literatura oficial”, “Pirandello e a descoberta das múltiplas verdades”, “Italo Calvino entre a fábula e o engajamento político” e “Umberto Eco e a superação das verdades absolutas e das fés cegas”.

Mauro, que ministra o curso, tem ampla experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas. Possui mestrado em Letras, Doutorado em Literatura Brasileira e Pós Doutorado em Linguística, Letras e Artes.

Serviço

Curso Gênios Italianos pela Literatura: De Dante a Leonardo, de Galileu a Umberto Eco, primeira aula hoje, das 19h30 às 22h, na Sala do Curumim do Sesc Piracicaba. Grátis. Na rua Ipiranga, 155.

Erick Tedesco ([email protected])

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

15 − 4 =