Sesc Piracicaba faz doações de alimentos às famílias carentes

Unidades de todos o Estado estão envolvidos no programa (Foto: Amanda Vieira/JP)

Em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), diversas instituições, dos mais variados segmentos estão fechados, inclusive o Sesc Piracicaba. Mesmo com unidade fechada para sócios, o Sesc não parou as suas atividades e está engajado no combate ao novo vírus, por meio do programa Mesa Brasil, iniciativa que tem como objetivo fazer doações de alimentos e produtos de higiene para instituições repassarem para famílias carentes.

O Mesa Brasil foi criado há 25 anos, e atua como um banco de alimentos, realizando a coleta entre empresas doadoras e a distribuição a entidades assistenciais, com o objetivo de complementar as refeições. A partir de agora, com a pandemia, o programa passará a oferecer também produtos de higiene pessoal e limpeza.




Entre as principais alterações está o fato de que as instituições sociais cadastradas, mesmo que estejam atendendo normalmente aos assistidos, poderão optar por estender esse atendimento e realizar as entregas, em forma de cestas básicas, diretamente às famílias do entorno que estejam em situação de vulnerabilidade, não sendo mais exigida a exclusividade da distribuição apenas entre indivíduos assistidos pelo projeto. A orientação também inclui acelerar a assistência às instituições que já aguardam em fila de espera. Os caminhões que operam a logística de arrecadação e distribuição seguirão atendendo a todas as demandas de entrega e retirada.

Uma campanha para atrair novos doadores também começa a circular por canais impressos e digitais. Centrais de abastecimento, supermercados, atacadistas, padarias, confeitarias, feiras livres, indústrias, cerealistas e outros que queiram realizar doações podem acessar o site para obterem informações sobre como participar.