Sesc promove palestra no Dia do Idoso

Objetivo da atividade foi mostrar para os cuidadores as melhores formas para se cuidar de um idoso. (Foto: Amanda Vieira/JP)

Em comemoração ao Dia do Idoso, o Sesc Piracicaba promoveu na tarde de ontem a palestra “Cuidando do cuidador”, ministrada pela terapeuta ocupacional e diretora da Associação Brasileiria de Alzeheimer e Doenças Similares (ABRAz), Livía Baltiere. O objetivo da atividade foi mostrar para os cuidadores as melhores formas para se cuidar de um idoso. O apoio foi da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Segundo a coordenadora de projetos da Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria (Afascom), Elisa Tietz, a ação mostrou aos cuidadores a importância que eles tem para os idosos e como eles podem melhorar o seu tratamento ao longo dos dias. “Esse encontro foi voltado para o cuidador, um sujeito que necessita de atenção devido as possíveis sobrecargas e orientações em como promover os cuidados”, apontou a diretora.

A aposentada Iara Zambon, 60, disse que a palestra foi esclarecedora, mostrou a importância dos grupos de apoio que se mobilizam para orientar e ajudar os idosos. “A Lívia nos ensinou muita coisa hoje. Explicou que antes de cuidar de algum idoso que esteja com Alzheimer ou alguma outra doença, nós temos que estar bem com nós mesmos, caso contrário não vamos conseguir ajudar alguém que precise da gente. A melhor parte da palestra foi quando ela enfatizou a necessidade de mobilização dos grupos de apoio ao cuidador. Aprendi muito nessa tarde”, lembrou.

De acordo com Iara, os diretores dos órgãos públicos deveriam comparecer a eventos como esse para se mobilizarem e entenderem que “o povo envelhece”. “Está complicado um cuidador andar com um idoso em Piracicaba. Os acessos aos estabelecimentos, as rampas estão em péssimo estado. Será que não percebem que todos nos vamos ficar velhos um dia?”, questionou.

 

Marcelo Uliana
[email protected]

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

16 − 10 =