Sesc recebe o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima

Vanderlei foi o responsável em ascender a pira olímpica em 2016 (Foto: Mary Leal/Agência Brasília)

A programação do Sesc Verão, período destinado para as férias, em que diversas atividades gratuitas entre os meses de janeiro e fevereiro, começa hoje (3), com a visita de um ídolo do esporte nacional. Bicampeão dos Jogos Pan-americanos, medalhista olímpico e único latino-americano outorgado com a Medalha Pierre de Coubertin, o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima será o convidado desta sexta, com uma apresentação e bate-papo com o público no ginásio do Sesc.

Vanderlei foi um dos esportistas que representaram o Brasil nas Olimpíadas de 2004, disputada em Atenas, na Grécia. O atleta competiu na maratona, que consistia na corrida de 42,2 km em que o trajeto começava na cidade de Marathon (Maratona) em inglês e termina no Estádio Panathinaiko. Vanderlei liderava a corrida até acontecer o momento mais marcante daquela edição dos Jogos Olímpicos, em que o padre escocês Cornelius Horan empurrou o brasileiro pra fora da pista. Ajudado por um torcedor a despistar o agressor, Vanderlei voltou para a corrida, porém não conseguiu vencer, ficando atrás do italiano Stefano Baldini e do americano Mebrahtom Keflezighi, terminando com a medalha de bronze.

Seu espírito esportivo em continuar na prova mesmo após a agressão e a humildade demonstrada lhe rendeu a medalha Pierre de Coubertin, concedida pelo COI para atletas que valorizam a competição olímpica mais do que a vitória e que é considerada uma honra elevadíssima atribuída pela entidade. Vanderlei foi o encarregado de ascender a pira olímpica nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, o primeiro disputado na América do Sul.

Mauro Adamoli

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dezesseis + 19 =