bienal
Antropólogo Alexandre Bispo dirige encontro. (Foto: Claudinho Coradini / JP)

Acontece hoje no Sesc, às 9h30, no Espaço de Tecnologia e Artes, diálogo educativo com base nas obras que compõem a 14ª Bienal Naïfs do Brasil. A conversa será ministrada pelo curador educativo da mostra, o antropólogo Alexandre Araújo Bispo. A atividade ocorre de forma a propor a construção de interlocuções possíveis no espaço expositivo, com o intuito de potencializar as ações socioeducativas nas escolas, desenvolvendo atividades teóricas e práticas de mediação em diferentes linguagens. Também nesta quarta-feira, às 18h, tem a terceira edição do Encontro com a Literatura, na Comedoria na unidade, com mediação da doutora em Teoria Literária Josiane Maria de Souza. Os encontros fazem parte do projeto Mulheres que Leem São Perigosas, que tem por objetivo apresentar e discutir a importância da leitura e escrita para a sociedade. As entradas nos eventos são gratuitas.

Aberta desde o último dia 17 no Sesc, a 14ª edição da Bienal Naïfs do Brasil tem como título Daquilo que Escapa. Este ano é, inclusive, conforme Bispo, a primeira vez que um curador educativo tem espaço no catálogo da mostra. “Com o texto Que a cultura jamais escape à educação vice e versa, pude acompanhar o processo educativo dos curadores, discutir as ideias, debater as informações e ter uma margem antes da exposição pronta. Isso é importantíssimo como conquista, pois ajuda a pensar no público que eles querem alcançar”, comentou o profissional. E acrescentou. “No encontro de hoje, o material educativo será apresentado e vai propor ao professor e alunos que eles leiam, façam e contextualizem as imagens de forma a questioná-las dentro de um contexto histórico”, disse.

LITERATURA — No Encontro com a Literatura de hoje, a autora a ser estudada é a jornalista, pintora, poetisa e professora carioca Cecília Meireles. Conforme a mediadora do evento, serão apresentados 10 poemas da escritora que falam sobre a identidade feminina. “Cecília Meireles foi escolhida por ser a primeira mulher que foi reconhecida na poesia moderna. Alguns dos poemas que vou contar é Retrato, Desenho e a A Mulher no Espelho. Ao longo de sua vida, ela lidou com situações como a morte, que mais tarde são descritas em seus textos”, falou.

SERVIÇO — Diálogo educativo. Hoje, às 9h30. Encontro com a Literatura. Hoje, às 18h. Eventos no Sesc (rua Ipiranga, 155, Centro). Atividades com entradas gratuitas. Informações: (19) 3437-9292.

(Ana Caroline Lopes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezesseis + 20 =