Em vez de brigar quando o pet erra, premie quando ele acerta

Filhote de cachorro é uma fofura e traz muita alegria quando chega ao lar. Uma bolinha de pelos correndo por todo lado pode ser encantador, mas também é necessário treinamento, e uma das maiores reclamações dos donos de pets aos adestradores é quanto a ensinar o cachorrinho a fazer as necessidades no lugar certo. Xixi pra lá e pra cá é um ‘problemão’, mas algumas dicas práticas podem facilitar muito o momento de aprendizagem do filhote.

Marcello Machado, veterinário, acredita que o chamado “adestramento positivo” é o melhor caminho para ensinamento do pet. Esse tipo de adestramento baseia-se na recompensa ao invés da bronca, o que evita estresse e aproxima ainda mais dono e animal.

1. O LUGAR

Você deve escolher o local certo para o filhote fazer as necessidades. Esse deve ser um lugar que atraia o cão e no qual ele se sinta confortável para se aliviar.

“Muitas vezes, o motivo para o cão fazer as necessidades no lugar escolhido por você é justamente a localização. Eles não vão usar esse cantinho se ele estiver próximo a água, comida ou cama. Por isso, escolha um local afastado e prepare com jornal ou tapete higiênico”, ensina o veterinário.

2. SEM BRONCA

Brigar pode levar o cachorro a achar que o problema não é o lugar errado em que fez o xixi, mas sim que não deve se aliviar na sua frente. “Dar broncas no animal quando vir ele fazendo as necessidades em um lugar errado não é indicado. Esse comportamento só fará com que ele tenha medo de você. O que faz diferença é deixar claro onde você quer que ele faça. Mostre o local e procure levá-lo para lá. Agressividade e nervosismo só irá prejudicar seu companheiro, podendo desencadear problemas psicológicos, como a coprofagia (quando o animal come as próprias fezes devido às frequentes punições), alerta Machado.

3. PREMIE

Em vez de brigar quando o cão erra, premie quando ele acerta. Um petisco gostoso fará o pet se interessar em fazer as necessidades no lugar correto, já que associa isso a uma recompensa. “Quando vir que seu companheiro acertou o lugar que você escolheu para ele fazer suas necessidades, é importante oferecer uma recompensa para que ele associe aquele comportamento a algo bom. O melhor aliado para isso são gostosuras irresistíveis com texturas incríveis para conquistar seu amigo. É claro que não pode economizar nos carinhos!”, o especialista dá a dica.

4. CONHEÇA O CÃO

O processo de adestramento se torna mais rápido quando o cão é recompensado mais vezes. Para fazê-lo acertar é preciso levar o animal ao local certo para as suas necessidades, portanto é importante conhecer o bichinho e os seus hábitos, assim fica mais fácil acertar a hora em que ele precisa se aliviar.

“Entender o organismo do seu amigo pode ajudar você nesta missão de treinamento. É comum que os cães façam suas necessidades logo após comer. Sendo assim, esteja atento e, se perceber que ele não vai usar o cantinho certo, leve-o imediatamente para o lugar que escolheu”, afirma Marcello.

Não se esqueça que paciência e dedicação são os melhores aliados do tutor nessa “O adestramento de cães filhotes é mais fácil, já o de cachorros adultos possui uma dificuldade maior e, por isso, os resultados podem demorar um pouco mais para aparecerem, mas isso não é motivo para desistir”, ressalta o veterinário.

Mariana Requena

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

9 − sete =