Sexta-feira deve ter pancadas de chuva, ventos e temporais

Foto: Alessandro Maschio/JP

De acordo com Cepagri da Unicamp, temperaturas na RMP devem ficar entre 16ºC e 33ºC

A previsão do tempo para esta sexta-feira, 1º de outubro, é de pancadas de chuva e possibilidades de temporais na RMP (Região Metropolitana de Piracicaba). De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), as temperaturas ficam entre 16oC e 33ºC.

Segundo órgão a acentuada elevação nas temperaturas ocorre em virtude de períodos de pouca nebulosidade. Os indicativos para o final de semana são de pancadas recorrentes de chuva e grandes chances de temporais, o que deve persistir até pelo menos o início da próxima semana, podendo se estender ainda mais.

De acordo com a previsão, a estimativa é de um bom volume acumulado de chuva até a próxima semana, devendo superar os 30 milímetros. Segundo a previsão do Cepagri, a probabilidade chuvas gerais é de 30%, enquanto as chances de chuvas regionais aumentam para 60%.

UMIDADE DO AR
As recomendações básicas do Cepagri em caso de umidade relativa abaixo dos 30% é de ingestão abundante de líquidos, umidificação de ambientes, hidratação da pele e de mucosas (nariz e olhos). Para umidade relativa abaixo dos 20%, intensifique os cuidados.

O centro de pesquisas também alerta quanto a exposição ao sol. “Cuidados com exposição direta ao sol, sobretudo em períodos prolongados ou entre o final da manhã e o meio da tarde. O uso de protetor solar é extremamente recomendável, bem como a preferência por lugares à sombra”, informou o Cepagri.  

No caso de tempestade com raios a pessoa deve evitar proximidade e contato com objetos e superfícies metálicas, incluindo cercas e grades. Evitar tomar banho e falar ao telefone. “Desligue aparelhos eletrônicos da tomada para precaver danos. Busque abrigo em casas, prédios (sobretudo com sistema de pára-raios), ou no interior de carros (sem encostar na parte exterior da lataria)”, alertou o Cepagri.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

18 + dezessete =