Sicoob Cocre vai ter integração com Plataforma Pix

Rápidas e seguras, as transações entre diferentes instituições ocorrerão em até 10 segundos (Foto: Divulgação)

Em consonância com alguns dos principais pilares das cooperativas, como a inclusão e a justiça financeira, a Sicoob Cocre irá disponibilizar, a partir de 16 de novembro, integração total à plataforma Pix. O novo método de pagamento, transferência e recebimento, criado pelo Banco Central, já está disponível para os cooperados se cadastrarem e gerarem sua chave Pix pelo site.

Para Evandro Piedade do Amaral, presidente do Conselho de Administração da Sicoob Cocre, o projeto é inovador e permitirá uma maior inclusão da maioria da população ao sistema financeiro. “Está de acordo com os nossos princípios, já que democratiza e facilita ainda mais os processos de transação financeira, rompendo barreiras de tempo e espaço, integrando o pagador e o recebedor, sem custos para ambos”, explicou.

O Pix deverá impactar, principalmente, a forma como as pessoas e empresas realizam suas transações de pagamento e recebimento. Rápidas e seguras, as transações entre diferentes instituições ocorrerão em até 10 segundos, com disponibilidade em 24 horas por dia, todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados.

O cooperado terá diversas opções para pagar com Pix. A primeira delas será apenas apontar a câmera do celular para o QR Code gerado pelo recebedor (ou link), completar com o valor, se for solicitado, e efetivar a transação. A segunda, com a inserção manual dos dados do recebedor no App Sicoob, semelhante com o que ocorre com a TED. Já a terceira será pela “Chave Pix” do recebedor, registrada numa base de endereçamento no Banco Central – neste caso, ela é utilizada quando o recebedor não quiser informar os dados da conta. A Chave Pix pode ser um celular, um e-mail, CPF/CNPJ ou um EVP (Endereço Virtual de Pagamento, gerado aleatoriamente), conforme a escolha do recebedor.

Com o Pix, os recursos serão disponibilizados imediatamente na conta do recebedor e a automatização e conciliação dos pagamentos serão facilitadas. Além disso, há maior rapidez de checkout, já que não é necessário passar um cartão, por exemplo, na hora da compra. “A plataforma auxiliará no pagamento rápido e fácil, especialmente para os pequenos empresários e para os autônomos, que ainda verão seus custos serem reduzidos”, avalia Nivaldo José Camillo de Oliveira, diretor executivo da Sicoob Cocre.

As operações de teste do Pix serão iniciadas em 3 de novembro. A partir de 16 de novembro, a plataforma entrará em operação plena.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

sete + 12 =