Sim, homens também usam saias

Foto: Pexels

Homens usando saia, retomam costume que teve início há 3.000 anos e que não segregava gêneros

Já faz um tempo em que a moda tenta mostrar que homens podem usar saias novamente. De Jean-Paul Gaultier e Vivienne Westwood, a Marc Jacobs e Givenchy, passando por estilistas brasileiros como Alexandre Herchcovitch, muitas grifes renomadas já tentaram emplacar a peça no guarda-roupa do homem.

Não é novidade que homens usavam saia, se olhar para quadros de pintura recascentista ou então assistir documentários históricos, percebera que as vestimentas masculinas tinham como peça diária a saias, túnicas e togas. De acordo com a historiadora Maude Mass-Krueger, em um texto publicado no Google Arts & Culture o uso de vestidos, saltos e até maquiagens foi considerada de uso também masculino até o início da Revolução Francesa.

Segundo a especialista, sociedades em que os homens utilizavam vestidos e outros acessórios hoje vistos de forma feminina como maquiagens e perucas, não eram algo vinculado a igualdade de gênero na época, mas uma forma de demonstrar status e poder e de se diferenciar dos mais pobres.

KILT

Apesar da maioria das culturas assimilarem o uso de calças como vestimenta masculina e saia feminina a Escócia ainda é lembrada por sua tradição de usar saias de estampas quadriculadas denominadas de “Kilt”. O Kilt é uma vestimenta que tem mais de seis séculos de existência. Ela surgiu para os escoceses no final do século 14 (vindo do povo gaélico, Irlanda), e servia para proteção contra o frio e umidade, especialmente nas terras altas do país. Seu material tradicionalmente é feito de lã e as cores variavam dependendo do clã que a pessoa pertencia.

O modelo original era mais comprido e ficava abaixo dos joelhos para proteger do frio, contudo seu designer mudou para um pouco mais curta a partir do século 18. O Kilt também mudou de funcionalidade, o que antes para se proteger do frio agora passou a ser usada, no século seguinte, como símbolo de identidade nacional. Atualmente o Kilt é usado como roupa formal ou roupa nacional sendo normalmente utilizada em eventos comemorativos como casamentos e normalmente são utilizadas juntos de gravata branca e requer um Doublet de regulamento ou superior.

ATUALIDADE

Aos poucos a moda está voltando a trazer em seus desfiles o uso da saia masculina, além disso, muitas figuras famosas masculinas já se apresentaram e desfilaram em grandes eventos utilizando saias. Um dos exemplos foi o ator norte americano Vin Diesel, conhecido pela franquia de filmes Velozes e Furiosos. Em 2014 o ator caminhou por uma premiação européia utilizando uma saia de couro remetendo ao que os antigos romanos utilizavam.

Em um exemplo brasileiro o ator Bruno Gagliasso andou pelo tapete do Baile da Vogue em 2016 utilizando um modelo semelhante ao Kilt. Ainda falando da Vogue o cantor Harry Styles, que em novembro do ano passado foi capa da Vogue americana usando um vestido de babados chamou a atenção do mundo e causou criticas mistas sobre a situação. Ao que tudo indica, seja por influência de empresas do mundo da moda, artistas famosos, grupos que propõem igualdade de vestimentas ou só a volta de vestimentas culturalmente tradicionais as saias continuarão a conquistar espaço na sociedade.

Larissa Anunciato
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

3 × cinco =