Site da Câmara traz íntegra da análise do TCE-SP

Visualização é devido à processo de digitalização do TCE. (Foto: Amanda Vieira/JP)

O Portal da Transparência da Câmara de Vereadores de Piracicaba passa a disponibilizar, para download, todos os arquivos que compõem a análise feita pelo TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) sobre as contas do exercício de 2018 do Executivo municipal. Para isso, basta ir à página transparencia2.camarapiracicaba.sp.gov.br/contasexecutivo.

A possibilidade de visualizar a íntegra do processo pela internet é resultado da digitalização gradual dotada pelo TCE-SP: até 2016, o órgão encaminhava à Câmara a análise das contas do Executivo impressa em volumes físicos, que chegavam a superar 20 cadernos com cerca de 300 páginas cada.

Após enviar os dados de 2017 em mídia digital, o tribunal disponibilizou os arquivos referentes às contas de 2018 em um sistema para download. Coube ao Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara descarregar e organizar as mais de duas centenas de documentos para possibilitar o acesso público via Portal da Transparência.

São dois links: um com a totalidade dos arquivos, para ser baixado em formato .zip, e outro, em .pdf, com um compilado que reúne as principais peças do processo: o relatório, a manifestação do Ministério Público de Contas, a defesa feito pelo Executivo e depois o parecer dos conselheiros do TCE-SP, favorável à aprovação das contas referentes ao segundo ano do terceiro governo Barjas Negri (2017-2020).

A partir da data do recebimento da análise das contas feita pelo tribunal, a Câmara tem 90 dias para colocar em votação projeto de decreto legislativo em que sua autora, a Comissão de Finanças e Orçamento, emite parecer sobre os dados e as considerações apresentados pelo órgão fiscalizador estadual.

Da Redação

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

13 + dezoito =