Sobremesa de natal light: além de deliciosa, pode ser degustada sem a culpa dos ‘quilinhos’ a mais

Foto: Divulgação

Levanta a mão quem não procura se deliciar com uma sobremesa gostosa no natal? E pensando em te ajudar, a comer de forma saudável e poder “enfiar o pé na jaca”, vamos compartilhar uma receita light deliciosa

Sabemos que o Natal, é uma época do ano que a ceia é um momento onde comemos bastante pratos deliciosos e muitas vezes deixamos um espacinho para comer o doce no final, e não exagerar muito. Mas já pensou poder comer essas tentações sem se preocupar com o açúcar ou até mesmo sem sair da dieta?

Pensando no seu bem estar e na saúde do seu corpo, vamos compartilhar receitas de um bolo natalino light que é uma, uma sobremesas especiais para essa época natalina que vai ganhar o coração e também paladar de toda família. Então pegue uma caneta, um caderno ou o celular e anote nossas dicas.

BOLO DE NATAL SEM GLÚTEN
Pesquisadores acreditam que os primeiros bolos tenham surgido no Egito Antigo e eram feitos como um pão que era adoçado com xarope de frutas, tâmaras e passas. Com o passar do tempo e novas descobertas, os gregos e principalmente os romanos começaram a aperfeiçoar a forma na qual se fazia bolo, começaram a fazer redondos e com mel, além disso colocavam várias velas acesas para simbolizar a lua cheia que é símbolo da deusa Ártemis.

Segundo a Chef Patricia Mattus, “não podemos deixar de servir bolo em qualquer festividade, além de agradar a todos é um prato super prático e possui muita diversidade de sabor, tamanho e formato. Aproveite o tema natalino para mergulhar na imaginação e decorar o bolo”.

INGREDIENTES
 350 g de frutas secas mistas
 100 ml de conhaque ou suco de laranja
 150 g de manteiga amolecida
 150 g de açúcar mascavo claro e claro
 3 ovos batidos
 Raspas de 1 laranja grande
 50 g de amêndoas descascadas, picadas
 50 g de cerejas glace, cortadas ao meio
 2 colheres de chá de extrato de baunilha
 150 g de farinha sem glúten
 1½ colher de chá de fermento sem glúten
 2 colheres de chá de especiarias mistas moídas
 1 colher de chá de gengibre em pó
 100 ml de leite

MÉTODO
 Coloque as frutas secas em uma tigela com o conhaque ou suco de laranja e deixe de molho por 2 horas ou durante a noite.
 Pré-aqueça o forno a 170 ° C / 325 ° F / marca de gás 3. Unte uma forma redonda de 18 cm de profundidade e cubra a parte inferior e as laterais com uma espessura dupla de papel manteiga.
 Coloque a manteiga e o açúcar em uma tigela grande e bata até ficar pálida e cremosa. Adicione gradualmente os ovos, adicionando um pouco de farinha quando a mistura começar a coagular. Adicione as frutas embebidas, as raspas de laranja, as amêndoas, as cerejas e o extrato de baunilha.
 Peneire a farinha, o fermento e os temperos e misture com o leite. Coloque a mistura de bolo na panela preparada e nivele a superfície.
 Asse por 1½ a 1¾ horas até dourar, firme ao toque e um espeto inserido no bolo saia limpo. Refrigere na lata por 15 minutos, depois coloque sobre uma gradinha e deixe esfriar completamente.
Coma sem se culpabilizar. O gosto é o mesmo, a vontade também, mas o número de calorias, esse, será menor!

Daniela Boaventura
[email protected]

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