Sobremesas ganham lugar de destaque

Confeiteira Anita Veneziano Labate traz receitas de guloseimas para dar água na boca neste Natal. (Foto: Amanda Vieira/JP)

As ceias natalinas são praticamente um show a parte nas comemorações. Após, churrascos, tender, frangos e arroz com passas, as sobremesas ganham destaque. Para sair das piadinhas infames de parentes sobre os clássicos doces natalinos como a rabanada e o pavê, a confeiteira, Anita Veneziano Labate, dona da confeitaria ‘Anita Labate’ apresenta novos pratos doces para este Natal.

GUIRLANDA DE BROWNIE NATALINA



Hum… Quem não gosta de um delicioso e fácil brownie de chocolate? Por quê não incrementá-lo com o tema natalino? Composta por chocolate nobre meio amargo, manteiga de sem sal, ovos, farinha de trigo e açúcar refinado a massa em formato “rosquinha” torna-se uma bela guirlanda com cobertura de brigadeiro de Leite Ninho e decorada com nozes, morangos, alecrim, hortelã e Xerém de castanha de caju. Uma receita fácil, mas bem elaborada e criativa.

TRAVESSA DIVINA

Isto não é um pavê apesar de parecido. Então se seu tio perguntar você pode dizer que é uma travessa.

Composta por uma camada de brigadeiro branco, outra de morangos frescos picados e coberta com uma generosa camada de ganache (trufa) de chocolate meio amargo, foi o prato mais requisitado em outros feriados cristãos, mas que cai muito bem também nessa data. Os morangos por cima como decoração podem ser colocados inteiros.

BISCOITOS AMANTEGADOS

Para quem estava achando que não teria receita completa, a confeiteira Anita divide sua receita de biscoitinhos amanteigados, no caso ela utilizou um aro em formato de árvore e homem, mas você pode utilizar do estilo que preferir


Ingredientes da massa:

150 gramas de farinha de trigo
100 gramas de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
60g de açúcar mascavo
60g de açúcar refinado
1 ovo inteiro
4 gotinhas de essência de baunilha
1 colher de chá de fermento químico em pó
1 pitada de sal

Para a massa de chocolate, substituir 10g de açúcar refinado + 10g de açúcar mascavo por 20g de cacau 50% em pó.

Para cobrir e decorar:

200g de Chocolate fracionado (próprio para cobertura e do sabor de sua preferência)

70g de Confeitos de sua preferência para decorar. Alguns exemplos são: amendoim/castanhas picadas, granulado colorido, granulado miçanga, chocolate ralado, entre outros.

Modo de preparo:

Adicione a manteiga em temperatura ambiente e um pouco amolecida, os açúcares e a baunilha. Para o de chocolate adicione também o cacau em pó. Bata em uma batedeira até incorporar e em seguida adicione o ovo. Incorpore um pouco mais e em seguida adicione toda a farinha de trigo e o fermento em pó, mexendo com uma espátula somente para incorporar e ficar homogêneo.
Feita a massa, reserve-a cobrindo com um saquinho plástico limpo ou plástico filme.
Prepare uma forma grande, de preferência retangular, coberta com papel manteiga.
Sobre uma superfície reta e limpa, estique um saquinho plástico e grude as pontinhas com uma fita bem forte.
Abra pequenos pedaços de massa, com a mão pressionando ou com um rolo se massa, até ficar fino. Escolha cortadores de seu gosto e pressione o aro cortador para que marque bem a massa. Com muito cuidado, retire a massa e coloque na forma coberta com papel manteiga.
Modele vários biscoitinhos até preencher a forma e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por cerca de 8 minutos ou até dourar e virar um “biscoitinho”.
Dica: quanto mais fina a massa, mais rápido ela assará e dourar. Fique de olho para não passar do ponto.

Com os biscoitos prontos, deixe esfriar enquanto prepara a cobertura.
Separe alguns tipos de confeitos para decorar os biscoitos após o chocolate. Além disso, precisa, também, de uma forma coberta com papel manteiga limpo.
Em pequenas vasilhas derreta 200g de chocolate fracionado de sua preferência e derreta por 30 segundos no microondas, mexa e coloque por mais 30 segundos. Mexa bem até ficar liso e homogêneo.
Com os biscoitos frios, mergulhe-os no chocolate derretido cobrindo com chocolate até a metade.
Retire o excesso e coloque na forma coberta com papel manteiga limpo. Polvilhe os confeitos de sua preferência e deixa secar

Larissa Anunciato

[email protected]