
Com 117 anos de tradição em Piracicaba, a SBSL (Sociedade Beneficente Sírio-Libanesa) está de portas abertas para promover a Semana da Cultura Árabe, que teve início neste domingo (7) e segue até sexta-feira (12). A sociedade, localizada num prédio tombado na rua Governador Pedro de Toledo, 1045, no Centro, está recebendo a visita da população, escolas e interessados que desejam conhecer mais sobre a cultura sírio-libanesa e as atividades da entidade, que busca auxiliar a colônia de imigrantes e descendentes e diversas instituições sociais de Piracicaba.
O presidente, Marcelo Maroun, o vice-presidente, Tufi Buchidid e o tesoureiro, Francisco Farhat estiveram presentes na tarde de ontem no Jornal de Piracicaba para anunciar as atividades da semana. Além das visitas abertas à população, das 9h às 17h30, a entidade participa de reunião solene na Câmara de Vereadores em celebração à Semana, a partir das 19h30 desta sexta-feira, com entrega de homenagens.
Segundo Marcelo Maroun, durante todo o ano a sociedade busca ajudar entidades da cidade, seja com arrecadações, contribuições e realizações de eventos beneficentes, além de levar conhecimentos da cultura árabe por meio dessas atividades. “Buscamos manter acesa a nossa cultura e tradição, como, por exemplo, nosso projeto de aulas de árabe e a promoção de eventos com comidas típicas dos dois países”, diz. “Sentimos prazer e orgulho pelo reconhecimento nesta semana e temos o objetivo de interagir efetivamente com a comunidade local, a fim de disseminar a cultura sírio-libanesa e a nossa tradição para toda a população piracicabana”, completa Maroun.
SÍRIO-LIBANESA
Instituída por decreto no ano de 2000, a Semana da Cultura Árabe acontece no aniversário de uma data importante: a independência da Síria, enquanto que, no aniversário da entidade, comemorada em novembro, também é celebrado a independência do Líbano. “O povo sírio-libanês, em especial quando chegaram em Piracicaba, há 117 anos, foram ajudando uns aos outros até se estabelecerem na cidade. Com o tempo, em retribuição à boa receptividade do povo piracicabano, passaram a ajudar também em projetos sociais da cidade para colaborar com a população”, conta o presidente. Uma missa ortodoxa será realizada no Domingo de Páscoa (21) às 18h, na Capela do Dom Bosco Assunção.
Thaís Passos