‘Sumiço’ de aproximadamente 50 jacarés do Lago dos Biris vira caso de polícia em Charqueada

Foto: Divulgação

Prefeitura informou que não existe comprovação do desaparecimento e nega contagem dos animais

O desaparecimento de jacarés do Lago dos Biris, em Charqueada, é alvo de questionamento da Câmara Municipal e virou caso de polícia. Intrigado com o sumiço dos répteis, que viviam no ponto turístico, o vereador Vinícius Roccia (PL) registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil e protocolou um requerimento no Poder Legislativo questionando a prefeitura sobre o destino dos cerca de 50 jacarés que viviam no lago. À polícia, o parlamentar disse que, em monitoramento na represa, percebeu a ausência dos répteis.

Segundo Roccia, na última contagem realizada pelo município em 2020, foi constatado que aproximadamente 50 jacarés viviam no lago e que no último dia 11, quando ele esteve no local, não encontrou nenhum animal, o que despertou suspeitas, inclusive de caça ilegal. O vereador disse que vai esperar a resposta do requerimento que deve ser votado na sessão da próxima semana. “Irei aguardar a resposta do requerimento e encaminhar ao Ministério Público e aos órgãos ambientais”, afirmou.

A Prefeitura de Charqueada informou que não existe comprovação do desaparecimento pois, segundo a administração, nunca foi feito contagem dos animais. “Outro fato é que os jacarés são animais de hábito noturno, não sendo possível avistar a maioria dos animais durante o dia”, observou. A prefeitura informou que não é permitida a caça dos animais e a fiscalização é feita pela Polícia Militar Ambiental e também pela Guarda Civil Municipal. “Apesar de os jacarés serem animais silvestres, eles não são naturais do Lago dos Biris. A prefeitura sinalizou o lago informando a população para manter distância e preservar os animais”, afirmou o município.

A prefeitura acrescentou que tem estudado, junto a profissionais habilitados na área bem como junto ao Departamento de Fauna do Estado de São Paulo, medidas para sanar eventuais conflitos que possam haver entre os animais e o ser humano, bem como medidas necessárias para garantir o bem estar dos animais. O Lago dos Biris é um ponto turístico aberto a visitação do público. Os principais atrativos são caminhada, academias para terceira idade, parquinhos para crianças, a piscina municipal – que está desativada há mais de seis anos e no momento se encontra em processo de revitalização – e o próprio Lago, que é um grande espaço de contemplação da natureza, onde, além dos jacarés, existe presença de outros animais da fauna silvestre, como tartarugas aquáticas, peixes diversos e aves migratórias, sendo a natureza o maior atrativo do local.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dois + 10 =