Supermercado tecnológico – uma loja conceito

As lojas conceito são uma nova proposta do varejista para atrair consumidores. Nesses locais, são vendidos produtos e serviços cuidadosamente selecionados e que estão relacionados a um tema, público-alvo ou estilo de vida. Muitas vezes são utilizadas categorias que geralmente não estariam no mesmo espaço, como moda, beleza e gastronomia.

Tudo é apresentado de maneira integrada e atrativa. Com a necessidade de o cliente se sentir mais confortável e ambientado em seu espaço de compra, esse segmento valoriza recursos visuais, como ornamentação e arquitetura, explorando aspectos emocionais e sensoriais. Tais lojas possuem traços visuais peculiares que vão sendo percebidos e absorvidos pelo consumidor.

O design contemporâneo, por exemplo, caracteriza a empresa preocupada com inovação em benefício do consumidor, ao contrário daquelas que se interessam apenas com o processo da venda. Um conceito não se cria somente com um aspecto específico, mas, sim, com um conjunto de fatores que mudem a experiência do cliente em sua relação com a marca.

As inovações podem ser na arquitetura e decoração das lojas, nos produtos e serviços oferecidos ou na experiência de atendimento. Elementos adicionais, como uso de tecnologia e utilização dos espaços para eventos, entretenimento e cursos, são itens que compõem uma loja conceito.

Na última semana de abril, o Grupo Muffato inaugurou, em Curitiba, no bairro Santa Felicidade, um supermercado considerado loja conceito na categoria, com quatro mil metros quadrados na área de compra. Em pleno momento de pandemia, não houve cerimônia de abertura, e a loja limitou a entrada de pessoas, sendo apenas uma a cada nove metros quadrados, com opção de comprar sem precisar passar pelo caixa.

Desse modo, a loja disponibiliza sistema de autocaixa (em que o próprio cliente passa suas compras), shop & go (modalidade de compra em loja física com uso do celular, sem intermediação de caixa), delivery e click and collect (em que o cliente compra on-line ou pelo aplicativo da rede e recebe os produtos em casa ou retira-os na loja).

Além disso, o grupo paranaense passou a usar inteligência artificial nas compras via WhatsApp. Pelo aplicativo, o cliente poderá fazer os pedidos, os pagamentos e finalizar as compras, escolhendo entre retirar os produtos na loja ou recebê-los em casa, e tudo auxiliado por um assistente virtual, um computador que guia passo a passo a operação. O investimento de R$ 60 milhões irá gerar 450 empregos, sendo 250 deles diretos.

O Muffato atua em 22 cidades do Paraná e do interior de São Paulo, sendo a quinta maior rede de supermercados do país, segundo ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Sem dúvida, essa inauguração trata-se de uma loja conceito na categoria supermercado com grandes inovações tecnológicas, experiências virtuais de interação com o cliente e com espaço físico satisfatório para a categoria de loja. Um dos principais benefícios de uma loja conceito é que ela acaba se fixando na mente do consumidor.

Ao trazer um novo perfil de atendimento e de apresentação de produtos aos clientes, o Grupo Muffato também mostra a preocupação em inovar para prestar serviços personalizados Diante dessa nova realidade, a utilização de recursos da mídia, contando com o auxílio de gestores experientes em marketing, publicidade e propaganda, contribui de forma substancial para a visibilidade do segmento, o que o torna competitivo e atraente.