Tecnologia e Engenharia são as profissões mais procuradas

Foto: Pexels

O setor de tecnologia está em alta. O de engenharia também. E acredite: faltam profissionais nessas áreas

Foi dito na edição passada que Tecnologia da Informação é um dos campos que está mais em alta no mercado nacional e internacional, contudo esse termo abrange muitas profissões específicas e praticamente todas estão sendo bastante procuradas. Segundo o estudo Brazil Digital Report conduzido pela consultoria global McKinsey, o apontamento é de que até 2030 haverá um déficit de 1 milhão de profissionais de tecnologia, logo os salário para contratar um subirá. Por isso, hoje, vamos mostrar algumas possíveis áreas de tecnologia que estão em alta.

ENGENHARIA DE SISTEMAS

Este é um profissional apto a desenvolver sistemas de grande complexidade e até mesmo integrar sistemas para otimizar o funcionamento. Nesta carreira em tecnologia, ele irá fazer análises e participar de projetos dos mais diversos segmentos, desde indústrias, equipamentos e dispositivos tecnológicos.

CIÊNCIA DE DADOS

Dados são tudo no mundo moderno e um Cientista de Dados deve ser um especialista em analisá-los aproveitar casa informação dada. Além disso, precisa ter a habilidade de buscar e resolver problemas complexos, além de algumas habilidades matemáticas. Este tipo de profissão é muito procurado pelo setor de negócios, pois as informações dos dados são capazes de movimentar mercados e tendências. Grandes empresas como Google, Amazon, Netflix entre outros tem diversos analistas e cientistas de dados.

ENGENHARIA DE SOFTWARE

O profissional de Engenharia de Software se volta ao desenvolvimento de aplicativos, plataformas e sistemas digitais, aplicando conceitos de engenharia para construí-los. Ele faz experimentos, análises e avaliações para extrair o melhor desempenho do software. Esse trabalho é muito procurado no ramo de Vídeo Games, um tipo de mercado que, até o momento, não para de aumentar, contudo, o engenheiro apenas projeta! Quem codifica o software é o:

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

Os programadores ou desenvolvedores de sistemas ou de softwares podem atuar com uma infinidade de frentes ligadas a dispositivos eletrônicos:

  • Criação de aplicativos e softwares;
  • Otimização de programas;
  • Realizar protótipos de softwares;
  • Coletar informações;
  • Testar e ajustar soluções;
  • Homologação do software;
  • Garantir o funcionamento de forma adequada;

Para atuar nesta carreira em tecnologia, é preciso que o desenvolvedor de software tenha conhecimentos de matemática e sistemas computacionais, além de raciocínio lógico.
Isso porque, ele não apenas levanta as informações básicas para criar um sistema, como também desenvolve protótipos, os testa e ajusta, a fim de garantir que ele funcione como esperado.

Larissa Anunciato
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

um + 3 =