Tem cheiro de pipoca no ar!

Algumas coisas são impossíveis de serem escondidas. Uma delas é a gravidez, certo? Mas quando o assunto é culinária, a pipoca é a top dez do aroma inconfundível. Seu cheiro inebriante se espalha por toda parte e não saborear esse petisco, é praticamente improvável.

Seja tradicional, com queijo, doce ou gourmet – sim, acredite, até a pipoca gourmetizou -, é difícil encontrar alguém que não goste dessa iguaria. Mas, você sabe qual a sua origem? Alguns estudiosos descobriram que a pipoca surgiu no México há 9.000 anos e por volta de 1948, pesquisadores descobriram resquícios arqueológicos de pipoca na Bat Cave, centro-oeste do Novo México.



Os antigos indígenas norte-americanos cultivavam o milho, e o apresentaram aos ingleses quando eles chegaram à América, nos séculos 16 e 17. Acredita-se que esses nativos teriam descoberto que os grãos de milho estouravam quando atirados no fogo. Ou seja: a pipoca da nova era foi uma descoberta acidental, registrada oficialmente no século 19, nos Estados Unidos.

De lá pra cá, a pipoca se popularizou, ganhou novas versões e ainda é o petisco oficial do cinema, dos domingos a tarde no sofá em frente a televisão e dos lanches nas férias da criançada.

E para os amantes de pipoca, o Boa Comida do JP separou algumas receitas para dar aquela turbinada no seu petisco. Anote aí!

Pipoca com Bacon
A ideia aqui não é só adicionar bacon à mistura, mas fazer com que se tornem um só, oferecendo um sabor único no paladar.
Ingredientes
Meio copo de milho d
70 gr. de bacon
2 col. (sopa) de manteiga

Modo de preparo
Ponha a manteiga em uma panela e espere derreter para adicionar o bacon, que deve ser cortado em pequenos cubos. Em seguida, jogue o milho para pipoca e feche a panela e a mantenha em fogo baixo pra não queimar. Após estourar o milho, coloque em uma vasilha e se lambuze. Nesta receita não precisa colocar sal.

Pipoca de Whey Protein

Aos amantes de exercícios físicos, trazemos a receita para você preparar sua pipoca com whey protein em casa.

Ingredientes
1/2 xícara (chá) de milho
2 col. (sopa) de água
1 scoop de whey protein
1 col. (sopa) de óleo de coco
2 col. (sopa) de leite de soja
1 col. (sopa) de adoçante em pó
1 col. (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo
Em um refratário de vidro, leve o milho para pipoca e a água ao micro-ondas por 2 minutos em intensidade média. Cubra o refratário com um papel-filme. Certifique-se de que todo o milho estourou.
Em uma panela, misture o whey protein, o óleo de coco, o leite de soja, o adoçante e a baunilha. Leve ao fogo, apenas para que esquente ou engrosse.

Coloque a pipoca em uma vasilha grande e cubra com a cobertura de whey protein. Se possível, aguarde alguns instantes para que a pipoca grude bem na cobertura e é só saborear.


Pipoca de Morango Gourmet

A pipoca rosa de morango gourmet é uma excelente opção de lanche em qualquer momento e o bacana da receita é que você pode fazê-la com ingredientes simples e à mão.

Ingredientes
1/2 xícara de milho
50 ml de óleo
1/2 de açúcar
50 ml de água
250 gr. de chocolate branco
2 col. e meia de pó para bebida sabor morango

Modo de preparo
Em uma panela, coloque o óleo, a água, o açúcar, o milho e misture bem. Em seguida, leve ao fogo em intensidade média. Em um refratário apropriado, leve o chocolate branco ao micro-ondas. A cada 30 segundos, retire o refratário e mexa té derreter de forma homogênea e misture o pó de morango.

Em um recipiente, coloque a pipoca e em seguida o chocolate branco, mexendo para incorporar bem a mistura.

Pipoca com achocolatado
Ingredientes
1 xícara de milho
3 col. (sopa) de óleo
4 col. (sopa) de açúcar
7 col. (sopa) achocolatado
1 col. (sopa) de margarina sem sal
Meia xícara de chá de leite

Modo de preparo
Leve o milho e o óleo em uma panela e estoure a pipoca normalmente. Após isso, em outra panela, misture o achocolatado, açúcar, leite e a margarina e cozinhe em fogo alto até engrossar. Quanto maior o tempo de cozimento da calda, mais ela engrossará Em um refratário, coloque a pipoca e jogue a calda por cima aos poucos. Mexa até que a cobertura endureça sobre a pipoca.

Fernanda Moraes