Tem início as obras de ampliação da UPA “Dr. Losso Netto”

Foto: Prefeitura de Piracicaba/Divulgação

Construção modular orçada em R$ 5,3 milhões vai oferecer 42 novos leitos para pacientes com covid-19

As obras de ampliação da UPA “Dr. Losso Netto”, no Piracicamirim tiveram início nessa terça-feira (22). Orçada em R$5.350.692,61, a construção, que segue o formato modular, vai oferecer 42 leitos a mais para pacientes com covid-19. A execução da obra é de responsabilidade da empresa Cesar Container Eirelli, que tem prazo de 60 dias para conclusão e entrega do serviço.

O prefeito Luciano Almeida (DEM) disse que essa ampliação vai disponibilizar mais vagas aos pacientes com covid-19 já que a cidade vive um momento difícil no combate à doença com mais de 1.100 vidas perdidas para o novo coronavírus. “Com estas novas vagas de UTI e enfermaria vamos dar um alento para os pacientes e seus familiares. A nossa luta não para e vamos seguir fortes no combate à Covid-19”, disse.

Para o secretário de Obras, Paulo Sérgio Ferreira da Silva, disse que a expectativa é que a obra seja entregue antes do prazo estabelecido. “Por se tratar de uma construção modular, método considerado uma ‘solução inteligente’ na arquitetura e engenharia para elaboração de projetos e construção de forma personalizada e ágil”, afirma.

De acordo com o secretário de Saúde, Filemon Silvano, assim que a pandemia acabar a UPA “Dr. Losso Netto” volta a atuar no atendimento de urgência e emergência e essa ampliação vai ser reformulada. “Com o fim da pandemia vamos reavaliar a demanda de atendimento na UPA. Devido à construção modular, o anexo pode servir para novos leitos de internação, salas de consulta, ter novas alas para exames diversos, sala de sutura e medicação, por exemplo. A intenção é que a unidade seja referência em qualidade no atendimento no município”.

MODULAR
A construção modular é composta de uma ou mais partes, chamadas de módulos. Neste sistema, os módulos são pré-fabricados na indústria e levados ao local de aplicação, onde ocorre a montagem final.

As estruturas podem ser utilizadas com ou sem outros modelos de paredes interiores, tornando possível ajustar a utilização à evolução das necessidades do projeto, no caso de um hospital, ampliando ou reduzindo o espaço de atendimento.

SITUAÇÃO ATUAL
Atualmente, a UPA “Dr. Losso Netto” tem 1.500m² de área construída. O terreno vizinho à UPA, com cerca de 1.000 m², localizado na rua Mato Grosso, vai receber as obras do anexo em 600m² de área construída.

Neste novo espaço serão 42 novos leitos, distribuídos em sete quartos coletivos e dois de isolamento – todos equipados com acessibilidade -, além de três postos de enfermagem, uma farmácia, almoxarifado e sala de diluição, banheiros para população e servidores (incluindo PcD), copa para funcionários, dois depósitos de materiais e sala de utilidades.

Da Redação

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

3 × cinco =